::.. HISTÓRIA ..::
G.R.C.E.S. COMBINADOS DE SAPOPEMBA
Fundação: 12/12/1984 - Cores: Vermelho, Verde, Preto e Branco
Títulos: 199219942008
Rua Manuel Arruda Castanho, 8 - Sapopemba - 6703-3678

Samba Enredo

É uma escola originária do clube de futebol São Lourenço e do já extinto bloco carnavalesco "Café com Leite", que desfilou apenas por 4 anos pelas ruas de Sapopemba; suas cores, vermelha e branca, vieram em conseqüência de fantasias oriundas da Escola de Samba Paulistano da Glória, onde desfilavam a maioria dos componentes do bloco, e que depois do desfile oficial, com a mesma fantasia faziam o carnaval de Sapopemba.

Após o amadurecimento da idéia sobre a fundação de uma escola de samba e a definição de pontos básicos para sua estruturação, no dia 12 de Dezembro de 1984, surgia o G.R.C.E.S. Combinados de Sapopemba, nome originário de uma antiga entidade carnavalesca que existia no Rio de janeiro, há muito tempo atrás, que chamava Combinados do Amor, um nome curioso, que veio de encontro ao desejo dos irmãos Zilberto e Zair, ou Bel Calado e Saraiva – como são conhecidos os fundadores da escola –, que procuravam um nome diferente para a recém criada agremiação. Talvez, esta escolha tenha sido o primeiro sinal de irreverência mostrada pela escola, que posteriormente, ficaria conhecida no mundo do samba como uma agremiação ousada e criativa.

Em 1984, Mestre Saraiva, o primeiro presidente, juntamente com sua diretoria, conseguiram a filiação na União das Escolas de Samba Paulistanas - UESP, assim passaram a desfilar oficialmente na categoria de Escola de Samba, fazendo grandes carnavais, em uma linha de homenagens à celebridades paulistanas.

Nos primeiros anos de vida, a Combinados de Sapopemba desfilou como pleiteante a uma vaga no desfile principal. Foram anos difíceis, principalmente porque a escola não contava com verba da Prefeitura, e toda sua receita era proveniente da ajuda dos comerciantes do bairro, de doações de componentes e moradores da região.

Finalmente em 1987, a Combinados de Sapopemba participou do seu primeiro desfile competitivo, e cobertos de expectativas e ansiedade, seus integrantes levaram para a Avenida Silva Bueno, no bairro do Ipiranga, toda sua alegria por estar disputando a chamada vaga aberta. Mesmo com um resultado não muito bom (10ª Colocação), os integrantes da escola não desanimaram e não demorou muito para que cada vez mais pessoas começassem a freqüentar os ensaios da escola, atraindo assim um grande número de simpatizantes. Tanta dedicação e empolgação garantiu no ano seguinte a segunda colocação da escola, o que lhe assegurou o direito de disputar o Grupo III no Carnaval Paulista no ano seguinte.

O carnaval de 1989 não foi um dos melhores em termos de resultado (6ª. Colocação), mas contribuiu para o surgimento de novos e importantes aliados e componentes, incluindo a comunidade do Parque Santa Madalena, que desde então participa ativamente no dia-a-dia da escola.

O ano de 1991 ficou marcado como o ano da inauguração do Pólo Cultural Grande Otelo, conhecido como Sambódromo Paulistano. Uma obra grandiosa que veio atender o desejo de todos que sonhavam com um lugar definitivo para o carnaval da cidade. Ao lado de outras escolas como a Nenê de Vila Matilde, Unidos de São Lucas e Leandro de Itaquera, a Combinados de Sapopemba é uma das quatro escolas de samba da zona leste que desfilam no Pólo Cultural Grande Otelo desde a sua fundação. Para sua estréia no Sambódromo, a Combinados de Sapopemba levou para a avenida o enredo “Negras Preciosas”, em homenagem a quatro mulheres que foram símbolos de coragem, luta e bondade: Anastácia, Chica da Silva, Mãe Menininha do Gantois e a saudosa Clementina de Jesus, o que garantiu a 4ª. Colocação naquele carnaval

Com a falta de recursos financeiros e um lugar próprio, os ensaios eram feitos embaixo de uma marquise de um antigo supermercado do bairro. Neste mesmo ano, 1991, a escola conquistou seu próprio espaço, com a aquisição da atual quadra, que inicialmente era utilizada para a confecção dos carros alegóricos. No ano seguinte, com a construção de um palco e uma pequena cobertura lateral, os ensaios começaram a ser realizados no local. No decorrer dos anos, outras obras foram realizadas, para que a quadra acomodasse não só os carros e fantasias, mas também seus componentes e a comunidade do bairro.

O ano de 1992 ficará marcado para sempre, como um dos melhores desfiles da escola. Com o enredo “Inezita Barroso, a estrela da manhã”, a escola – pela primeira vez - foi campeã do Grupo III. Foi um desfile impecável e emocionante, graças a participação de toda a comunidade e principalmente à presença da cantora Inezita, que com sua simpatia e humildade deixou um legado de fãs e admiradores.

A Combinados de Sapopemba, desde a sua fundação, tem como critério para a escolha de seus enredos e homenageados, personalidades que têm vinculo com a cultura. Além de Inezita Barroso, outras personalidades foram homenageadas, como Maurício de Souza (1993), que levou seus quadrinhos para a avenida, os cantores Jair Rodrigues, que com sua alegria e entusiasmo ajudou na conquista do prêmio Campeã do Grupo II, em 1994, fazendo com que a Combinados de Sapopemba ficasse entre as 20 maiores escolas de São Paulo. Outros cantores como Clara Nunes (1990), a dupla Tonico e Tinoco (1995) e Sérgio Reis (2001) também foram homenageados pela escola.

Desde a sua fundação, a escola passou por altos e baixos. Durante todo esse tempo, nada desmotivou os incansáveis e apaixonados componentes da escola. A participação da comunidade também foi um fator muito importante para que a escola alcançasse tantos méritos e conseguisse se posicionar entre as melhores do Carnaval Paulista.

 

 

G.R.C.E.S. COMBINADOS DE SAPOPEMBA
::.. INSTITUCIONAL ......................................................
Fundação:  12/12/1984
Escola Madrinha:  União da Ilha do Governador
Cores:  Vermelho, Verde, Preto e Branco
Mascote:  no consta
Endereço:  Rua Manuel Arruda Castanho, 8 - Sapopemba
Telefone:  6703-3678
Internet:  http://combinadosdosapopemba.webnode.com
::.. EQUIPE ...................................................................
Presidente:  Zoraide
Diretor de Bateria:  Mestre Tikinho
Diretor de Harmonia:  no consta
Intérprete:  Alex Soares
Rainha de Bateria:  Daiane Pontes
Mestre-Sala:  Anderson Guedes
Porta-bandeira:  Clara Bispo

DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: TRAJETÓRIA ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
Não há próximos eventos.
» [5/1] - GERAL: Hoje tem mais um Debate Carnaval na Sintonia SASP
» [4/1] - ACADÊMICOS DO TUCURUVI: ‘Estamos inovando e saindo fora do nosso esquema tradicional’ diz presidente Jamil
» [3/1] - UNIDOS DO PERUCHE: Unidos do Peruche comemora 61 anos com missa solene nesta quarta (04/01)
» [3/1] - MANCHA VERDE: ‘O público vai se identificar bastante’, diz o presidente da Mancha Verde sobre o desfile de 2017
» [1/1] - UNIDOS DE VILA MARIA: Devoto de Nossa Senhora Aparecida, cantor Daniel irá desfilar pela Vila Maria
» [27/12] - IMPÉRIO REAL: Conheça a Império Real, a mais nova escola de samba de São Paulo
» [26/12] - GERAL: Que tal um torneio Rio x SP de carnaval?
» [23/12] - IMPÉRIO DE CASA VERDE: Canto é o destaque do primeiro ensaio técnico da Império de Casa Verde
» [22/12] - UNIDOS DO PERUCHE: Mestre Call dá detalhes sobre o trabalho na bateria Rolo Compressor
» [22/12] - GERAL: A campeã de 2016 abre a temporada de ensaios técnicos de 2017
» [21/12] - GERAL: Conheça a corte mirim do carnaval 2017
» [21/12] - GERAL: Júri do Site CARNAVALESCO elege o samba do Vai-Vai como o melhor do Grupo Especial
» [20/12] - TORCIDA JOVEM: Em festa de aniversário, a Torcida Jovem apresentou novidades para o carnaval

[VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DO MÊS]


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados