::.. CARNAVAL 1998 - G.R.C.E.S. COMBINADOS DE SAPOPEMBA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  23/02/1998
Ordem de entrada:  8
Enredo:  Viva a Vida em São Caetano do Sul
Carnavalesco:  Magu
Grupo:  1A
Classificação:  4º
Pontuação Total:  197,5
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Zilberto José da Silva
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Pedrinho
Intérprete:  Bel Calado
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

COMBINADOS DE SAPOPEMBA
COMPOSITORES: ELISA/ CRISTOVAM/ WAGNER/ ILÍRIA

 

DELIRA MEU POVÃO

AGUENTA CORAÇÃO

VEM COM A COMBINADOS, VEM CANTAR

ESTA FESTA NÃO PODE ACABAR

 

AMANHECEU

ITÁLIA "MIA" LÁ VOU EU

CRUZANDO OS MARES ENCONTREI

NESTE SOLO ME ENCANTEI

SÃO CAETANO DO SUL, PEQUENO GIGANTE

TÃO FASCINANTE É A SUA HISTÓRIA

SÍTIO DO TIJUCUSSU, ONDE TUDO COMEÇOU

AS OLARIAS QUE FICARAM NA MEMÓRIA

 

CHEGOU O PROGRESSO NO APITO DESTE TREM

NO COMÉRCIO E NA INDÚSTRIA

FOI AÍ QUE EU PROSPEREI

VEM NA LABUTA DO DIA A DIA

MEU VILAREJO VAI CRESCENDO EM SINFONIA

 

SOU CHICO MENDES, SOU BELEZA NATURAL

VOU À FESTA ITALIANA, ALEGRIA SEM IGUAL

EU SOU CULTURA, SOU ESPORTE, SOU LAZER

COMO É BELA MINHA CIDADE

MEU ORGULHO, MEU VIVER

 

CHOPP GELADO

NA NOITADA EU QUERO É MAIS

VOU AO SHOPPING E AO CINEMA

VOU CURTIR LÁ NA GOIÁS

O BINGO ROLA

VENHA VER MEU CARNAVAL

SÃO 120 ANOS DE AMOR EM ALTO ASTRAL.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

INTRODUÇÃO

O registro mais remoto de São Caetano do Sul é a Vila de Santo André da Borda do Campo. Mas, devido às insistentes ataques dos nativos da região, Mem de Sá, decretou a extinção da vila.

Somente a partir de 1.631, a região da Borda do Campo voltaria a ser ocupada, desta vez por Beneditinos, que em terras doadas pelo Bandeirantes fundaram a Fazenda São Caetano, em terras que tornavam o "Sítio do Tijucuçu".

Por estar entre a Vila São Paulo de Piratininga e o Litoral, onde atracavam as embarcações com provisões mandadas pela coroa portuguesa, a região onde se localizada o sítio São Caetano foi aos poucos se desenvolvendo.

Serão estes dados sobre os primeiros registros da cidade até os dias atuais, onde iremos viajar, para contar a trajetória de sucesso deste pequeno gigante chamado "São Caetano do Sul".

DESENVOLVIMENTO

De início são os viajantes que ali fazem parada. Em 1817, o governo da Província, transforma o sítio em núcleo colonial. Sessenta e oito anos mais tarde instala-se no povoado um grupo de 28 famílias italianas.

A agricultura é a principal atividade destes imigrantes, que põem em prática sua experiência no cultivo de uvas para a produção de vinho.

Posteriormente, surgem as olarias, sobretudo na confluência dos rios Tamanduateí e dos Meninos.

Mas, foi em 1868 que o desenvolvimento de São Caetano se consolidou quando os ingleses, construíram a Ferrovia São Paulo Railway, tornando o até então distrito de São Caetano, em um importante ponto de apoio ao transporte de café até o porto de Santos.

Com a construção da ferrovia, a cidade começa a prosperar, e em 1916, São Caetano passou à categoria de Distrito de Paz. Nessa época, chegam as indústrias: Fábrica de Formicida Paulista e Pamplona, foram as primeiras a se instalar.

Nascem nessa época os movimentos pela emancipação, e 1928 é o marco das lutas pela autonomia. Mas só em 24 de dezembro de 1948, São Caetano (agora "do Sul"), emancipa-se de Santo André, passando a ser sede de município em 01/01/40.

"SÃO CAETANO E PROGRESSO" ETERNOS PARCEIROS

Quando se fala em São Caetano do Sul, é inevitável deixar de fazer algum comentário sobre o seu constante desenvolvimento.

Suas indústrias, onde destacam-se a montagem de veículos, produção de alimentos, cerâmica e metalurgia, o comércio e principalmente a "qualidade de vida" (basta apenas ouvir ou ler algum comentário positivo sobre saúde, educação, cultura, lazer, esportes, que certamente São Caetano do Sul terá um lugar de destaque).

Também não podemos esquecer da badaladíssima Av. Goiás, tradicional ponto de encontro da juventude loca, que nas noites de sexta, sábado e domingo se divertem nas suas inúmeras chopperias, cinemas, danceterias, etc. Diversão também é o que não falta no Espaço Verde Chico Mendes, onde crianças, adultos e idosos desfrutam da tranqüilidade deste parque que é o verdadeiro pulmão verde da cidade.

Hoje a Combinados de Sapopemba se veste de "vermelho, verde e branco", cores da Itália (que é lembrada todos os anos na já tradicional Festa Italiana, principal festejo da cidade e que é considerada por muitos como a melhor festa da colônia italiana do Brasil), Pátria Mãe daqueles que ajudaram a construir esta cidade, para mostrar no Sambódromo Paulistano, em suas fantasias, alegorias e enredo, todo o passado, presente e futuro desta "cidade que fascina".

CONCLUSÃO

Sem dúvida nenhuma, o carnaval é uma festa onde misteriosamente conseguimos reunir em harmonia todas as classes sociais e ideológicas, onde tudo o que é feito necessita de uma grande dose de esforço e, dedicação e principalmente trabalho. Tal como, São Caetano do Sul, uma cidade que nasceu e se desenvolveu, graças àqueles que lutaram e contribuíram para que a cidade se tornasse hoje um símbolo de progresso.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. COMBINADOS DE SAPOPEMBA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados