BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.S.E.S. ACADÊMICOS DO TUCURUVI - CARNAVAL 2004
Enredo: Tá na Mesa! CEAGESP é Fome Zero

Carnavalescos
Carnavalescos: Marco Aurélio Ruffin

 

Abertura

São Paulo contra o monstro da fome

 

A fome tem sido um monstro que ataca o homem há vários séculos. O problema, aqui no Brasil, se resume a uma herança política elitista, ao descaso social... E São Paulo como cidade próspera , produtiva e berço da maior Central de Abastecimento do país, a CEAGESP, pode e reverterá essa situação!

 

Setor 1

O surgimento da CEAGESP São Paulo, metrópole predestinada a Glória! Locomotiva do Brasil, centro econômico, artístico e comercial do país. Uma cidade de contrastes, porém com vocação para o sucesso. Um verdadeiro Eldorado contemporâneo, capaz de atrair gente de toda a parte.

 

E quanta gente! Em algumas décadas a população saltou para 11 milhões de habitantes. São Paulo não parava de crescer. Cada vez mais uma metrópole pujante impunha melhorias para as inúmeras questões cotidianas e principalmente uma melhor distribuição de alimentos.

 

Nesse intuito em maio de 1969 inaugura a primeira central de abastecimento do país. A CEAGESP: Companhia de Entreposto e Armazéns Geral de São Paulo. Contudo em São Paulo, a CEAGESP já nasceu grande. Seu movimento de entrada e saída de toneladas de produtos agrícolas, depois de Paris e NY, é o 3º centro de comercialização de perecíveis do mundo, o maior da América Latina, e o primeiro no mundo a comercializar US$ 5.000.000/dia.

 

Setor 2 - Alimentando SP e o Brasil

Nos CEAGESP, como são conhecidos os entrepostos, mais de 350 mil toneladas de produtos agrícolas são comercializados todos os meses. São verduras, legumes, frutas, etc, produzidos por sua maioria por descendentes de imigrantes.

 

E não pára por ai. Ainda podemos encontrar as delícias do mar, peixes e pescados, aves abatidas, laticínios e etc. O destino final desse volume colossal é a mesa dos consumidores. Também é lá que feiras livres, supermercados, sacolões, restaurantes, distribuidoras se abastecem de produtos sempre frescos, para atender os mais variados e exigentes paladares.

 

Mais recentemente, o comércio de plantas, e flores foi incorporado, contribuindo para o aumento do volume nos negócios. De sua fundação aos dias atuais, os entrepostos, da CEAGESP são responsáveis pela alimentação de quase todo o estado de SP e boa parte do Brasil.

 

Atualmente vinculado ao ministério da agricultura e do abastecimento, possui a maior rede de armazéns do estado de SP a serviço da agroindústria, dos produtores rurais, e de todos que precisam estocar suas mercadorias.

 

Setor 3 - Multirão contra a fome

A CEAGESP é parceira de SP, e nas comemorações dos 450 anos da cidade , levanta a bandeira contra a fome: Combater a fome é permitir ao cidadão, o direito a uma alimentação de qualidade. É consciente de sua posição no mercado nacional, é aliada no processo de extinção do desperdício no Brasil.

 

Neste aspecto, vem orientando os agricultores e permissionários, que embalem e rotulem
os produtos para um maior aproveitamento. As sobras, antes jogadas fora viram alimentos aos menos favorecidos e o que não é aproveitado para o consumo humano é processado para o consumo animal.

 

O desperdício não existe. E o que não serve nem para um nem para o outro vira adubo.
A CEAGESP é SP no compromisso de alterar situações agudas na miséria procurando proporcionar uma alimentação adequada à sobrevivência dando sua contribuição no processo de erradicação da fome no nosso país.

 

Ta na mesa São Paulo !
Pode se servir.

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados