BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.S.E.S. UNIDOS DE SANTA BÁRBARA - CARNAVAL 2024
Enredo: A chama que aquece nossos corações, vamos celebrar a nossa fé...

O Grêmio Recreativo
Autor: Jair Souza

É Carnaval!
 
Com muito orgulho ostento meu Sagrado Pavilhão...
 
Me cubro e me envolvo no Manto e nas cores de minha Escola de Samba, Unidos de Santa Bárbara. Exalto seu Nome em voz alta, pra ecoar pelos quatro cantos da cidade...
 
Vem minha Comunidade, com muita Fé, Garra, Força e Paixão...
 
"É Brasil" Terra Encantada, sua beleza não tem fim...
 
E com muito Orgulho Celebramos a Fé do Povo Brasileiro e Nossa Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara, tem por Honra e Excelência, ao nos apresentar esse "povo", Festeiro, Religioso e Cultural... Todas as Religiões nos levam a Deus...
 
Cada ser humano tem sua Fé, seja Católico, Evangélico, Candomblecista, Judaico, "Xamanismo Indígena". Somos um País em estado Laico, as religiões contam com a proteção estatal, onde consagra-se a liberdade de crença e culto.
 
Não importa o caminho e sim onde essa força suprema nos leva... Cada um tem o direito de escolher seu caminho até Deus. Religião não importa qual seja, Deus sempre estará contigo, nos melhores e nos piores momentos. Tenha Fé, Creia, Agradeça, Confie, Ame a ELE, Deus é único.
 
A Fé é o espelho da Alma, é a Chama que aquece nossos Corações, plante o Bem sem olhar há quem. O ser humano pode ser falho, mas o Senhor Deus continua fiel.
 
"CELEBRAMOS A FESTA DO DIVINO"
 
O Divino Espírito Santo tem sua Festa...
 
"Sua Reza"...É a "Festa do Divino".
 
E a Pomba Branca abre suas asas, alça seu voo...É o Símbolo da Celebração Cristã...
 
O Símbolo da Paz... venha pra cá venha...venha curar sua dor... tire a lágrima e a tristeza do rosto, pois aqui só tem Amor...
 
A Festa do Divino é uma festa da Igreja Católica em que se celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria, reunidos no local da última ceia, marcando o nascimento da Igreja. Quando chega o dia de Pentecostes, eles se achavam reunidos todos juntos. É dedicada ao Divino Espírito Santo e realizada no domingo de Pentecostes.
 
"DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS CRISTO"
 
Fora do peito o Coração de Jesus arde em chamas, clássica imagem poética dos apaixonados. É um amor vivo e sempre atual, inextinguível. O fogo simboliza também o Espírito Santo, que aquece o nosso próprio coração com a Sua presença santificante.
 
Recorda a Paixão de Jesus por nós, vivida até o supremo sacrifício do calvário e da morte; uma cruz, porém, que se torna símbolo de vitória e vida, pois com ela foram derrotados o pecado e a morte eterna, vencidos pela luz infinita da Ressurreição.
 
Além de evocar a coroação que lhe foi feita durante a Paixão para caçoar da Sua divina realeza, os espinhos também simbolizam a nossa indiferença ao Seu amor, uma indiferença que O fere e mágoa. São os espinhos de um amor que não é correspondido e que sofre. "Fomos curados graças às Suas chagas" (Isaías 53,5).
 
"CELEBRAMOS SÃO MIGUEL ARCANJO"
 
O Dia de São Miguel Arcanjo é celebrado em 29 de setembro.
 
Esta data é celebrada pelos cristãos, Judeus e Muçulmanos como uma homenagem a um dos sete espíritos puros de Deus e de um dos arcanjos mais conhecidos: São Miguel, o "anjo do arrependimento e da justiça". Em hebraico, o significado de Miguel seria equivalente a "aquele que é similar a Deus". Este arcanjo é considerado o padroeiro dos fuzileiros navais. marinheiros, motoristas de ambulância, paramédicos, policiais, paraquedistas. radiologistas e da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Conhecido como o Guardião das portas do Céu de acordo com a descrição bíblica, o Arcanjo Miguel também é líder de exércitos celestiais de anjos, que defendem as pessoas das ações do demônio, sendo este manifestado através do ódio, da mentira e da violência.
 
"CELEBRAMOS O CÍRIO DE NAZARÉ”
 
Uma linda procissão se realiza em Belém do Pará, são dias de Alegria e Muita Fé...
 
É uma manifestação tão grande e importante que passou a ser considerada Patrimônio Cultural da humanidade pela Unesco.
 
A festa dura até 15 dias, tem mais de uma dezena de Romarias em uma proporção maior doque se pode imaginar. Além do Andor com a imagem da Santa e enfeitado com flores em meio a Procissão, também utilizada uma corda que tem referência onde seria um ícone de ligação entre o Fiel e o Divino.
 
"FÉ EM NOSSA SENHORA APARECIDA”
 
Me cubra com seu Manto Sagrado Nossa Senhora Aparecida.
 
A devoção a Nossa Senhora Aparecida começou no dia da descoberta da Imagem nas águas do Rio Paraíba. Há mais de trezentos anos, em 1717. A partir da milagrosa descoberta da imagem, os pescadores a levaram para casa; colocaram-na num altar improvisado e começaram rezar o terço ao pé da Virgem. As graças começaram a acontecer, primeiro em benefícios dos pescadores e de suas famílias. Com o passar do tempo a devoção se espalhou atingiu milhões de fiéis ao longo desses três séculos. Nossa Senhora Aparecida foi cortada Rainha do Brasil a pedido do Papa "Pio X" em 1904, o seu dia de celebração aos fiéis e romeiros é 12 de outubro, onde diversos peregrinos vão a Basílica de Nossa Senhora Aparecida pagar suas promessas e agradecer suas graças alcançadas.
 
“NOSSA FÉ E DEVOÇÃO AO PADROEIRO SÃO JORGE GUERREIRO"
 
Salve o Santo Guerreiro!
 
Acendo velas pra Saudar meu São Jorge Padroeiro, a ele eu quero agradecer... a armadura de São Jorge me protege dos males do cotidiano nessa Terra em que vivemos. celebro à Ti meu Protetor meu Santo Guerreiro. É um dos Santos com maior Devoção do Brasil. Isso é notório com a presença dele em letras de música, Samba-enredo e em outros elementos culturais, Católicos e religiosos de Matriz-africana, também veneram São Jorge Dia 23 de Abril é a data especifica das celebrações do Santo Guerreiro.
 
"CELEBRAMOS A CAVALHADA”
 
Esse Povo que luta o ano inteiro quer extravasar. Se ergam as Bandeiras pra enfeitar mais essa festa. Cavalaria Vermelha, Cavalaria Azul, o Duelo festivo da Cavalhada. Com características trazidas da Europa, desfile de cavalos, corridas de cavaleiros e argolinhas, a cavalhada espalhou-se pelo Brasil, principalmente nos estados do Nordeste, entre outras versões é tida como uma batalha entre o Bem e Mal ou a Batalha de Mouros e Cristos. Ao transformar-se em um festejo Folclórico ganhou as cores Azul e Vermelho, onde se tem as suas torcidas que vibram a cada confronto que não deixa de ser um festejo animado e contagiante.
 
"CELEBRAMOS A CONGADA DE NOSSA SENHORA DO ROSARIO E SÃO BENEDITO”
 
Celebração que ocorre em diversas cidades do nosso País, inclusive no estado do Ceará. É uma dança que representa a coroação dos Reis do Congo. Ocorre em várias festividades ao longo do ano, mas especialmente no mês de outubro, na igreja de Nossa Senhora do Rosário. O ponto alto da festa é a gratidão as tais Santidades que vem desde o tempo da escravidão. Na celebração também se exalta o santo São Benedito, onde a aclamação é animada através de danças, com muito batuque de zabumba, há uma hierarquia, onde se destaca Os Rei da festa. Segundo Câmara Cascudo no Dicionário do Folclore Brasileiro, a dança lembra a coroação do Rei do Congo e da Rainha Ginga de Angola.
 
"CELEBRAMOS A FOLIA DE REIS"
 
Olhe para o Céu e veja as estrelas a brilhar...
 
Se você viu Estrela cadente então faça um pedido e caia na Folia, é Festa de Reis meu irmão...
 
Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos que seguiam a Luz da Estrela Guia.
 
Em alguns países de origem latina, especialmente em nosso País e no Geral em região Nordestina, em uma data especifica que é (06 de janeiro), passou a ser a mais importante data comemorativa católica, trata-se de uma tradição vinda da Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que se mantém viva em muitas regiões do nosso País.
 
"O NORDESTINO E SUA FÉ EM PADRE CICERO"
 
Em Juazeiro do Norte era inicialmente um distrito da cidade vizinha Crato, até que o jovem Padre Cicero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo, até então sem capelão e, portanto, sem os serviços religiosos.
 
Padre Cicero foi um dos responsáveis, tempos depois, pela emancipação e independência da cidade. Por conta do chamado "milagre em Juazeiro" Durante uma missa em 6 de março de 1889, Padre Cícero ministrava a comunhão aos fiéis, quando ministrou o sacramento à beata Maria de Araújo a hóstia se transformou em sangue. O fato teria se repetido diversas vezes durante cerca de dois anos. A população logo atribuiu ser um milagre. Tido como um grande líder espiritual na região o Padre Cicero até hoje louvado e se realizam procissões e lindas Romarias festivas, os Fiéis levam Velas e pedem a benção de "Padim Cico". Sua estátua encontra-se na região, um símbolo de homenagem ao Sacerdote Católico.
 
"CELEBRAMOS AS SANTIDADES JUNINAS "FESTA JUNINA"
 
A chama da fogueira Junina já se acendeu então celebramos Santo Antônio, São João, São Pedro. Então "sim bora", venha forrozear a noite inteira.
 
Veja lá o Balão e o fogos enfeitando o Céu de meu Suntuoso Nordeste...
 
O mês de junho é caracterizado por tempo de agradecimento à colheita e a fartura inclusive do Milho, tradicionalmente tem comidas típicas, bandeirinhas coloridas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre no dia e 24, o dia de São João, durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, e casamentos caipiras.
 
"CELEBRAMOS A LAVAGEM DO BONFIM"
 
É Axé, é Prosperidade, é Fé..."Salve os Orixás"... Exê Babá...meu Pai Oxalá...
 
A Lavagem do Bonfim é uma celebração inter-religiosa que tem lugar em Salvador da Bahia, Brasil. Acontece na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, no mês de janeiro. A Lavagem do Bonfim é pra nos abençoar...
 
Visto branco peço a sua benção "meu Pai" desejamos as graças de boa saúde e bons caminhos alcançar. Para os baianos que seguem as religiões africanas, o Senhor do Bonfim é o mesmo que Oxalá. No dia da festa as Mães e filhos-de-santo lavam as escadarias da Igreja do Bonfim com água do poço de Oxalá. Os festejos duram nove dias. A comemoração é encerrada na "segunda-feira da Ribeira".
 
"CELEBRAMOS A FESTA DE IEMANJÁ"
 
Venha cá na Beira do Mar... Odoiá Yemajá, Flores pra Deusa das Águas do Mar...
 
Saravá! Rainha do Mar! Minha linda Dandalunda!
 
Que sua luz Divina guie nossos caminhos e traga a paz aos corações aflitos.
 
Iemanjá, uma Orixá feminina que é também conhecida como Janaína ou A Rainha do Mar, cultuada com muito amor pelos pescadores e fiéis festejam em cortejo marítimo, em inúmeros barcos, e outros presentes para a Rainha das Águas. Esta é uma das maiores manifestações religiosas públicas do candomblé as pessoas independentes de religião comemoram do mesmo jeito, levando flores, perfume, champanhe, velas. A festa tem a finalidade de agradar a rainha do mar, na esperança de que ela possa abençoar cada vez mais os pescadores e seus fiéis devotos.
 
"AMOR E DEVOÇÃO, FESTA DE IANSA E SANTA BÁRBARA"
 
Minha Santa Bárbara, ajoelho aos seus pés.
 
Seja Santa Bárbara ou Yansă, da tal forma que seja a sua preferência, em 4 de dezembro esse é o Dia da Rainha dos Raios e dos ventos. O dia que pra Santa Bárbara (Yansã), Hepahey Oyá, com muita Fé venho "Orar". Yansã é uma das divindades mais cultuadas em terreiros de Candomblé em território brasileiro, principalmente na Bahia. Todo dia 4 de dezembro milhares de baianos assistem as missas e fazem carurus em casa para reverenciá-la. Na data de 4 de dezembro é dia em que os religiosos de Matriz Africana preparam: flores brancas e vermelhas, velas, Mel, dendê, abará e acarajé, levam os Filhos de Santo, Mães de Santo, Babalorixás e fiéis, as oferendas para lansă, em forma de Agradecimento pelas graças alcançadas perante o decorrer do ano.
 
“NOSSA FÈ NO CANDOMBLÉ E UMBANDA”
 
Nos templos de Umbanda e Candomblé os Guias são espíritos de antepassados, invocados nos cultos coletivos, que às vezes incorporam nas pessoas involuntariamente. Se apresentam para nos trazer conselhos e palavras de sabedoria. Louvamos Exu e Pombo gira, Ciganos, Zé Pelintra, Baianas, Caboclos, Pretos Velhos.
 
No Candomblé e Umbanda também, louvamos o Orixás seres de luz que alimentam espiritualmente com sua sabedoria os corpos e mentes de nós seres humanos que cultuamos a religiosidade de matriz africana, nos conduzindo com sabedoria e nos agraciando com os poderes da Mãe Natureza.
 
E de forma alegre e com muita Fé a nossa Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara, oriunda de terreiro de Candomblé, inspirada nas palavras e conselhos da Baiana "Maria da Rodilha" e da "Dama da Noite" celebra e homenageia esse povo Brasileiro que nunca perde a Fé e a esperança de um dia melhor.

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados