::.. CARNAVAL 1998 - G.R.C.E.S. UNIÃO INDEPENDENTE DA ZONA SUL................................
FICHA TÉCNICA
Data:  não consta
Ordem de entrada:  não consta
Enredo:  De Norte ao Sul, de Leste ao Oeste, Baiano, Paulista e Gaúcho, "Êta Povo Cabra da Peste!"
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  1
Classificação:  9º
Pontuação Total:  203,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

ÁGUIA DE OURO
COMPOSITORES: JOÃO OLÍMPIO/ RICARDO/ BACANA/ LUIZINHO

 

VEM SAMBAR

NO BRILHO DESSE LINDO CÉU AZUL

 

MEU BRASIL E LESTE OESTE

CABRA DA PESTE NORTE SUL

 

VIAJANDO PELO AMAZONAS ME ENCANTEI

VI NO ACRE OS SERINGAIS

E VISITEI O ESTADO DO PARÁ

SOU NORDESTINO CANTADOR

O QUE QUE HÁ

DANCEI FREVO EM PERNAMBUCO

E CONHECI O CEARÁ

 

CAPOEIRA, CANDOMBLÉ

A UNIÃO INDEPENDENTE

FOI NA BAHIA PROCURAR O SEU AXÉ

 

PANTANAL EM MATO GROSSO

E O GARIMPO EM GOIÁS

É BRASÍLIA A ETERNA CAPITAL, DAS CAPITAIS

EM SÃO PAULO TEM GAROA

OURO EM MINAS GERAIS

E O RIO DE JANEIRO FAMOSO POR SEUS CARNAVAIS

 

GAÚCHO CANTA COM EMOÇÃO

É FESTA MEU POVO

COM CHURRASCO E CHIMARRÃO.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autora: Edilene Maria Bonifácio

 

INTRODUÇÃO

O poeta da União, de olhos fechados viajou no tempo e assim como Cabral em 22 de abril de 150 desembarcou em nossas terras, nosso rico e maravilhoso Brasil.

O sonhador desse enredo visitou as regiões de um Brasil que cresceu, se multiplicou e ao mesmo tempo se dividiu em cinco partes criadas para reconhecer semelhanças e diferenças entre uma região e outra na mesma superfície.

Embora apresentem semelhanças entre si, certas regiões se diferenciam no que se refere, a população, aos hábitos e costumes, roupas e comidas típicas, folclore e tradições.

Norte, Sul, Leste e Oeste são os quatro pontos básicos, os cardeais. Servem como orientação está determinado cada lugar.

Assim, iniciou o poeta essa grande trajetória e descobriu as maravilhas que nossas regiões nos reservam.

REGIÃO NORTE

Também conhecidas por Amazônia. (É constituída pelos seguintes estados).

Acre - Seus habitantes vivem em casas palafíticas e vivem basicamente da retirada do leite e são chamados de seringueiros. É o primeiro produto nacional da borracha.

Amazonas - Misterioso, lendário, a maior fauna e flora, também a maior reserva de oxigênio do mundo e abrigo de diversas tribos indígenas

Roraima - Abriga também muitas tribos há pouco desenvolvimento, e o forte ainda é o trabalho do índio, ou seja o artesanato.

Pará - Tem sua economia baseada na agricultura e na criação de gado. O Pará foi cobiçado por ingleses e holandeses. Neste estado é abundante a presença de uma árvore muito alta, o Castanheiro do Pará, que produz cerca de quinhentos quilos de castanhas por ano. Fruta muito aparecido nas festas natalinas.

Realmente, foram descobertas, no Pará, duas grandes reservas minerais, incluídas entre as maiores do mundo, situada na Serra dos Carajás e na Serra Pela.

Na primeira, destaca-se as reservas de ferro, cobre, manganês, bauxita, níquel e ouro. A Serra Pelada caracteriza-se por suas grandes reservas de ouro.

Amapá - Fazia parte do Pará do qual foi desmembrado há poucos anos suas atividades são a agricultura e a criação de gado. Na Região Sul é feita a exploração de madeira.

REGIÃO NORDESTE

O Nordeste brasileiro é uma região de contraste, e o clima é o principal fator dessa diferenciação.

Pernambuco - A cana de açúcar se desenvolveu no litoral, enquanto a pecuária começou a se expandir pelo sertão.

Na Zona da Mata, predominam os latifúndios representados pelos engenhos e usinas de açúcar. Destacam-se ainda a casa de farinha bijus (espécie de bolo). Neste estado também tem muito artesanato e dança, maracatu e o frevo.

Ceará - As praias, as dunas caracterizam o litoral dos Estados do Ceará com encantada beleza. Há escassez de chuvas e continuas. Porém, todo esse sertão é enfeitado com a delicadeza de suas rendas e adoçado com a pureza da rapadura.

Alagoas - A pesca é a principal atividade, tem ainda, a cana de açúcar e o tabaco. O artesanato, o povo festivo tem a festa de Reisado e eles acreditam ser continuadores dos magos que vieram do oriente para visitar o menino Jesus em Belém.

Bahia - Em Salvador está guardado o maior número de relíqueas e obras de arte do Brasil Colônia e conta a tradição que existem 365 Igrejas, uma para cada santo do dia. Berço dos grandes poetas, do cacau, do acarajé, da capoeira e a Festa do Senhor do Bonfim.

REGIÃO CENTRO-OESTE

É a segunda maior região brasileira. A busca do ouro, o desenvolvimento da Agropecuária, a ligação ferroviária com o sudeste e a fundação de Brasília, foram as principais causas do povoamento do Centro-Oeste.

Distrito Federal (Brasília) - Cidade pré concedida e verdadeiro monumento arquitetônico global. Capital do Brasil e sede dos nossos políticos.

Goiás - É o centro do país, terra do garimpo e das pedras preciosas: esmeralda, diamante, cristal de rocha, o ferro, o manganês, o amianto, cromita, a mica e o rutilo, são os principais produtos obtidos no extrativismo mineral (uma das maiores reservas de ferro e manganês do mundo).

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - No Pantanal Mato-grossense encontramos uma vasta floresta com seus animais, suas aves, jacarés, crocodilos, lugar menos povoado, porém um dos mais belos se tratando da natureza. E por sua vasta extensão dos pastos, transformou-se na principal área pecuária da região.

REGIÃO SUL

É a menor região do Brasil, durante o inverno, chega a gear e, em alguns lugares, a neve chega a cair. Aqui se encontra a cidade mais fria do Brasil: São Joaquim, em Santa Catarina.

Paraná - A Hidrelétrica de Itaipu situada entre os municípios de Guaíra e Foz do Iguaçu. Utiliza as águas do Rio Paraná, é a maior usina hidrelétrica da América. A Região Sul é responsável pela produção nacional de soja, café, uva, cevada, trigo, centeio e a produção de móveis.

Santa Catarina - Possuí ainda centros industriais, com destaque para a produção têxtil catarinense e apesar do frio, é hoje, considerada a cidade da cerveja por suas festas tradicionais.

Rio Grande do Sul - A pecuária é a principal atividade econômica da região e a fabricação de calçados é intensa. Terra do boi, do frio e chimarrão.

REGIÃO SUDESTE

Minas Gerais - Cidade histórica, terra de "Alejadinho" o maior escultor do barroco brasileiro. Em Sabará está o museu do ouro. É muito ouro, há por lá Terra de "Vais" e do queijo com docinho.

Espírito Santo - Terras litorâneas, terra de capixaba, restingas e baias, sendo as mais conhecidas de marambaia e Cabo Frio. Seu principal produto agrícola é o café.

Rio de Janeiro - Também um dos grandes centros da região. Atraindo grandes números de imigrantes que engrossam as favelas de periferia, agravando a carência de infra-estrutura urbana adequada. Por outro lado possui belas praias, e pontos turísticos conhecidos internacionalmente, Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Os grandes clássicos no Maracanã e um grande carnaval.

São Paulo - De volta para casa, maravilhado com tanta beleza, desperta para os comentários o poeta da União, porque ele é São Paulo, um pedacinho de cada região do Brasil, nossa cidade grande, nosso dinheiro, nosso trabalho e nossos sonhos! E nesse momento, de olhos bem abertos vestindo a fantasia com muita alegria no coração, a festa no Anhembi é para todos o Carnaval da União.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. UNIÃO INDEPENDENTE DA ZONA SUL
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados