
É noite de diversão!
Kabouters, guardiões milenares dos encantos invisíveis, rompem silêncio e convidam a nossa Águia a abrir suas asas e sobrevoar a terra onde florescem os sonhos, ilumina a criatividade e firmam-se as asas da liberdade! Abre-se o portal mágico! Goede reis (Boa viagem)!
Ventos que sopram do Norte, que se torna brisa na cadência do samba, fazem girar o moinho que nos leva à terra repleta de inspirações, onde majestosa Águia da Pompeia inicia a sua viagem!
Chega então nessa cidade encantada, entrecortada de canais que são como ruas de água a espelhar a arte de seus grandes mestres, gênios de onde flui a expressão vibrante das cores da ponta de seus pincéis. São traços que formam imagens, retratos que matizaram esse lugar e sua gente, eternizando-as em telas de um ontem que se tornou para sempre.
Em cada recanto de suas vias artísticas, reside impregnada as marcas de sua rica história, de seus personagens marcantes. “MOKUM”, seu codinome, um lugar onde ao longo do tempo a liberdade resolveu morar.
Cidade que se move sobre duas rodas, de espiritualidade plural, de “consciência verde”, que inspira ao mundo a carregar as heranças do passado, respeitando as diferenças, educando para o futuro, avançando na modernidade. Educando para viver a liberdade e não a libertinagem.
Amsterdã é o berço das ideias que permitem ser livres. Capital simbólica do pensamento que não se cala, da filosofia moderna que inspira a humanidade. Nesta terra, os sentimentos não se escondem no peito — ganham asas nas palavras e vivem eternos nas páginas daquele diário que o mundo jamais esqueceu. És obra de Deus, dos desafios arquitetônicos da natureza. És, porém, um feito do homem que em sua capacidade te transformou em mosaico de “Canteiros” de fertilidade e moradia de um povo que vive a felicidade.
Terra vanguardista! Pioneira em tantos feitos: dos estudos dos mares, dos céus, do dinheiro e do corpo. Corpo onde não mora o pecado, coexiste no calor rubro do seu “Distrito Vermelho”. É uma vitrine de prazeres, um mergulho livre dos tabus de todos os sentidos. E por falar em tabus, essa terra entende que a liberdade do gênero vai muito além do arco-íris. Essa terra entende que a sua folha verde pode curar. Aqui cada um pode acender o que acalma sua alma, que cura o seu corpo, sem que o vento da intolerância apague a brasa da liberdade.
És, por fim, acima de tudo, a cidade que celebra e vive intensamente todos os momentos! É no meio desta imensidão de tulipas que o seu povo dança livremente com seus sapatos de madeira. Por aqui que é possível viver suas lendas e seus sabores. É aqui que a paixão pelo futebol não perece. Aumente o som e deixe a música eletrônica rolar!
Realmente, Amsterdã é uma terra encantada e nessa noite recebe a nossa Águia, no Rio Amstel com uma festa real tal como o nosso querido carnaval! Saudamos os reis: o nosso momo e o holandês! Um brinde com samba e cerveja para a cidade que nos inspira viver a liberdade! Vamos nos embriagar de felicidade nesse rio de cerveja! Sejamos felizes nesta festa pulsante de cor laranja!
Voa, Águia! Permita-se viver tudo que esta cidade tem a oferecer! Voe com destino da liberdade! Wees blij (seja feliz)!
|