::.. CARNAVAL 2022 - G.R.C.E.S. PRÍNCIPE NEGRO DE CIDADE TIRADENTES................................
FICHA TÉCNICA
Data:  22/04/2022
Ordem de entrada:  11
Enredo:  Carnaval! Samba é Resistência
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  3
Classificação:  9º
Pontuação Total:  158,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Nova pagina 2
COMPOSITORES: ANDRÉ RICARDO/ DEMA/ NATO SANTOS/ VLADIMIR (SANTISTA)


É HORA DE DARMOS AS MÃOS
LUTAR PELO NOSSO IDEAL (CARNAVAL)
DE AMARELO, AZUL E BRANCO
DEFENDO O MEU MANTO, AQUI O BAMBA TEM VALOR
VISTO MINHA FANTASIA, NA HARMONIA A EVOLUÇÃO
NÃO ADIANTA CHORAR
POIS O SHOW VAI CONTINUAR

GIRA BAIANA A MAIS PURA ESSÊNCIA
NASCE O SAMBA, A RESISTÊNCIA
NA BATUCADA, BATE NA PALMA DA MÃO
ESCOLAS DE SAMBA
PRA MANTER A TRADIÇÃO


VEM DESFILAR, CANTAROLAR A MAIS DOCE MELODIA
O SAMBA EM TRANSFORMAÇÃO
SAMBAS DE ENREDO QUE TOCARAM O CORAÇÃO
CONTARAM NOSSA HISTÓRIA DE LUTAS E GLÓRIAS
OBRAS IMORTAIS, O POVO ETERNIZOU
GRANDES CARNAVAIS AO MUNDO ENCANTOU
HOJE REGISTRA A HISTÓRIA
ESTAMOS DE VOLTA E NINGUÉM VAI NOS DETER
NOSSO CANTO É REVOLTA, DERRUBANDO PORTAS
VAMOS VENCER

BATO NO PEITO COM ALEGRIA
DO EXTREMO LESTE VEM A ENERGIA
ADVERSIDADES NÃO VÃO NOS SEGURAR
SOU PRÍNCIPE NEGRO, NUNCA DEIXO DE LUTAR.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Não Informado

Uma festa popular como é o Carnaval, que abrange todos os países do mundo se viu paralisado no período da pandemia onde todos sofreram tendo que se privar para se proteger e se resguardar para que quando fosse possível sentir, vivenciar compartilhar as emoções que o Carnaval nos proporciona, essa falta foi o que nos incentivou a elaborar o tema para o carnaval 2022: Carnaval! Samba é resistência!
 
A escolha do tema prende-se a sabermos que em todos os estados brasileiros é festejada essa data com costumes e músicas diferenciadas. Trata-se de um campo muito grande para ser pesquisado, mas preferimos enfocar no universo carnavalesco que não é só rico e complexo, mas também extremamente apaixonante. Suas origens são bastante incertas, confusas, e sua história apresenta inúmeras lacunas, visto que a celebração, em grande parte dos países onde ele é realizado, remonta a um passado longínquo.
 
O Carnaval e a obra de artistas populares, verdadeiros mestres na arte de criação- recriação de um mundo onde o sonho se mistura à realidade, onde a ilusão, o imaginário fantástico se confunde com a racionalização da pesquisa e do perfeccionismo da experimentação técnica.
 
O Carnaval possui tradições profundas, e a sobrevivência das festas carnavalescas com suas diversidades identifica-se num ponto: o gosto pelo espetacular.
 
Sob o clima carnavalesco, o povo e as avenidas se transformam. O espírito do Carnaval liberta as pessoas, que se comportam de maneira muito diferente do seu dia a dia. Isto explica o papel das fantasias e das máscaras que escondem o indivíduo austero dos dias normais. Ele se torna outro e projeta outra imagem de si. O Carnaval abre espaço para a alegria explícita, que transparece nas figuras dos palhaços e do Rei Momo.
 
O Carnaval continua exuberante no seu domínio transmitindo muita alegria, descontração, amor, no decorrer dos séculos. Sentimos que com toda essa energia recebida todos os anos, ele continuará assim eternamente, proclamando em todas as épocas a mensagem de liberdade e igualdade.
 
Embora permita permanente evolução, mudando costumes e forma de exibição, ele está sempre presente em quase todas as partes do mundo. O seu espaço jamais será excluído do calendário da humanidade, da mesma forma como jamais deixará de existir o otimismo que ele transmite.
 
Nesse universo de divertimento que representa o Carnaval, reúnem-se raízes profundas que nunca serão extirpadas.
 
E o nosso mundo do Samba?
 
Apesar de o Samba permanecer inalterado no seu ritmo, saiu dos terreiros e veio participar dos desfiles junto com a sociedade. Dessa união criou-se o espetáculo teatral, que é demonstrado anualmente na passarela do samba, num gigantismo momesco.
 
A união dos ritmos musicais, tanto os vindos de Portugal, quanto os da batida mais lenta dos indígenas e a mais forte e cadenciada dos africanos foi aos poucos tomando forma e se diversificando, tornando-se música popular com o nome de Samba.
 
O samba nas suas várias formas nos acompanha em todos os momentos de nossa vida, na alegria, na tristeza, no amor, na saudade, na inocência, na sexualidade, na fé, na luta, na coragem e no patriotismo.
 
Hoje o samba não tem cor, nem raça, nem religião. É a mais perfeita união entre negros e brancos e abrange todas as nacionalidades e religiões que aqui existem.
 
Um dos maiores redutos do samba está nas Escolas de Samba e em seus sambas-enredos, que, além de transmitir a música e a dança, nos passa também cultura, valorizando, por meio da música, dados históricos que muitas vezes são desconhecidos do público.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. PRÍNCIPE NEGRO DE CIDADE TIRADENTES
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados