
INTRODUÇÃO
Reconhecer a importância histórica e cultural das bonecas ABAYOMI, perpassando por aspectos culturais da história e cultura negra, e a sua influência na cultura brasileira, serve como um alento, pelo que passou os ancestrais e pelo reflexo que ainda assola nosso povo, valorizar a cultura e a identidade, nada mais é que respeitar a enorme contribuição (que muitos renegam), mas é primordial e valoriza ainda mais esta nação, tão rica e diversificada, a ABAYOMI, é o espelho de um novo narciso, que este encontro precioso da boneca com nosso ego, resplandeça uma nova postura e valorização desta cultura ancestral.
Possibilitar a construção e valorização da cultura negra e africanizada, a importância da influência negra na sociedade brasileira.
As histórias mostram que esta simples BONECA, é um símbolo do orgulho e consciência negra e ressaltam a importância que tiveram e tem na cultura negra AFROBRASILEIRA, apresentá-la neste desfile significa oferecer cultura viva, valorização de ações de cooperação, respeito, solidariedade e diversidade, numa visão de empoderamento negro e feminino, cultura rica e ancestral, suas contribuições e sua real importância na sociedade atual.
DESENVOLVIMENTO
Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros (navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil), as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi (aquele que traz felicidade ou alegria), ao pé da letra, Abayomi termo que significa "ENCONTRO PRECIOSO" (abay-encontro e omi-precioso), em IORUBÁ, uma das maiores etnias do continente africano, cujo a população, habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. O nome serve para meninos e meninas, indistintamente. Não se deve confundir com Abaiomi, também IORUBÁ, de significado diverso. O nome é comum na África, principalmente na África do Sul, embora também seja encontrado com frequência até o norte da África, e mais raramente, no Brasil.
Sem costura alguma, as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. Inspirado pela tradição dessa arte histórica, este é um trabalho único, sem conhecimento de outro igual no mundo, com o objetivo de evidenciar a memória e identidade de um povo e reconhecer que necessitamos desta evidência popular, valorizando a diversidade cultural que reina na terra brasilis. Um quesito importante referente a boneca é a preservação estrutural da modelagem da mesma, ou seja, sua forma de fazer, suas amarrações, seu "estilo", tudo isto é único, preservado, cultivado e multiplicado. Muitos lugares produzem versões próprias das Abayomi e promovem oficinas para ensinar o processo de criação, desde a história até discutir a importância histórica e social que envolvem as famosas bonecas.
"HISTÓRIA DA ABAYOMI" (POEMA DA PROFESSORA DHARACRIS)
A história que vou contar
É uma história de outro lugar!
Ela vem lá de longe
Do outro lado do mar!
Da África, o continente,
Veio um bocado de gente!
Gente sequestrada... Gente violentada!
Gente que era como a gente!
Veio homem, velho, criança.
Veio mulher, bebê e menina.
Vieram tudo chorando...
Deixaram pra trás toda uma vida!
Foram obrigados a entrar num navio
E lá sofreram de tudo.
Era morte em vida: Solidão, fome, tristeza...
Durante meses a fio!
Mas do iorubá trouxeram o encontro.
Encontro de eterno viver!
Viver da tristeza o precioso...
Precioso encontro de ser!
Abay... (encontro)
Omi... (precioso)
E assim se passaram os dias.
Dias de eterna agonia...
Dias de sobre-viver!
O que outrora era amuleto de proteção,
Agora era proteção pra viver.
Viver a mínima emoção,
De encontrar-se em ser!
Ser negra, mulher, menina...
Ser homem, rei... Sem sua vida.
Vida ceifada, roubada, perdida...
Escravizada... Trancada... Vendida!
Crianças chorando...
Mulheres gritando...
Homens em agonia...
Encontro Precioso...
Lembranças de uma vida perdida!
No rumo para a escravidão,
Somente um pano lhe pertencia.
Esse único bem faria
O Abayomi de uma vida!
Rasgando suas vestes então
Pedindo saúde e prosperidade,
Mulheres alegravam crianças,
Num encontro de preciosidades!
Histórias eram contadas...
Esperanças sendo renovadas...
A coragem de todo um povo
Aos poucos lá sendo gravada.
Mostrar o melhor de mim,
Exibe a nobreza do ser.
Ao dar a uma pessoa querida
O que de melhor tenho a oferecer.
Bonecas feitas de carinho, amor e consolo.
Criavam o encontro precioso.
Feitas de nó, coragem e esperança...
De bonecas de pano passam a guardador de lembranças.
E assim vou terminando.
Certa de que alcancei meu intento:
Tornar esse momento caloroso
Num daqueles "Encontro Precioso".
CONCLUSÃO
Porém infelizmente ainda vivemos muitos momentos críticos, onde a humanização, a relação humana, a afetividade e muitas vezes a ancestralidade, é esquecido para ceder lugar a mesquinharia e ganância, originando aqueles mesmos usurpadores que outrora utilizando da força, não respeitando a cultura do lugar, muito menos a história milenar de um povo, os aprisionaram e fizeram de mercadoria de barganha. Segundo muitos relatos, o corpo foi aprisionado e ultrajado, mas a alma continuava e continua sensível e livre, e justamente por estar com a alma livre é que a ligação com a ÁFRICA E OS VALORES AFRICANOS, se encontram vivos, considerado uma das principais causas atuais do empoderamento negro.
Empoderamento NEGRO é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer, valorizar e desenvolver a equidade da sociedade. É uma consequência dos movimentos de lutas e tradições negras. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si, assumir uma responsabilidade unitário/coletivo, por si e por uma minoria. Dessa forma, também é possível fazer o empoderamento de VÁRIOS grupos sociais, dos menos favorecidos, como por exemplo o EMPODERAMENTO FEMININO.
A partir de todos estes elementos é possível ter uma dimensão da importância das bonecas ABAYOMI para história do Brasil e sua relação com o continente africano. Além de serem encantadoras, elas se colocam como elemento de afirmação das raízes da cultura brasileira e também do poder e determinação das mulheres negras.
Neste contexto, o VALE ENCANTADO, ressalta a importância de conscientizar quanto a história da cultura AFRO-BRASILEIRA, repleta de belezas e encantos, mas também ressalta a importância de combater o preconceito racial e mostrar através de um belo desfile (uma pequena boneca que carrega uma ideologia gigante), o quanto é necessária a construção de uma política igualitária que alcance realmente a democracia racial e a resiliência social.
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