
O enredo para o carnaval de 2020 pretende-se refletir sobre a importância da natureza para a vida humana no planeta terra, e destacar OSSAIN. Divindade africana que representa a importância ecológica para os cultos religiosos afrodescendentes.
Os ancestrais africanos do Brasil, os Yoruba da Nigéria e Benin, viviam com um sistema de crença que colocava a natureza como o poder mais elevado, entendendo a necessidade de respeitar a natureza e honrar o sagrado vínculo entre os elementos naturais e os seres humanos. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, a ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem. Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza. Afinal, usamos os animais e plantas para nos alimentar, água para beber e tomar banho, e muitos outros recursos que nem percebemos.
Nos dias em que o homem agride a natureza, derrubando árvores, fazendo queimadas, numa atitude covarde e insensata, Ossain se levanta como defensor, pois ele é a própria ecologia. ossain é a folha; a árvore; o vegetal; a mata; a floresta, a qual quanto mais densa, mas faz notar a sua presença. O deus das ervas, dono das matas, orixá da medicina, da cura, da convalescença. Mestre do poder curativo das ervas, que proporciona o axé das plantas, ou seja, força vital, imprescindível á realização de qualquer ritual nos cultos africanos.
Ossain é a mágica das folhas, tornando mágica, também, sua convivência com os seres humanos. E está presente também, no cotidiano, pois estamos sempre muito próximos do mundo vegetal. É por isso que não devemos arrancar folhas sem motivos justos; derrubar árvores ou fazer queimada, e tantos outros meios de poluição ambiental, pois estaremos violando a natureza, ofendendo seriamente por esta poderosa força natural que denominamos Ossain.
Kó si ewé, kó sí Òrìsà, ou seja, sem folhas não há orixá. Sem folhas, sem árvores, sem plantas e sem flores não há vida. A importância aqui reside num olhar para as futuras gerações, para que o aquecimento global não nos tire o que temos de mais precioso, que é a Natureza. Em um lindo canto de fé e com o objetivo de conscientizar a preservação do meio ambiente, a escola de samba Príncipe Negro da Cidade Tiradentes apresenta: "ALAWO EWE NI AYE O VERDE É VIDA. PRÍNCIPE NEGRO UM CANTO A ECOLOGIA"
|