
Nenhuma festa é mais difundida do que o carnaval, com suas figuras tradicionais: arlequins, pierrôs, colombinas e palhaços.
Uma festa histórica que reúne elementos de diversas culturas populares por todo mundo é de fato muito difícil em um só enredo detalhá-la minuciosamente, portanto, a nossa Imperatriz da Paulicéia vem imponente com sua coroa epopeia fazer um carnaval dos carnavais resumindo em alguns dos principais movimentos carnavalescos por todo o planeta uma história que fascina e que eleva os elementos populares.
Começamos falando de um dos carnavais mais antigos do mundo. Famoso por suas máscaras, o carnaval de Veneza, na Itália, tem mais de seis séculos de existência. Dos gondoleiros a os ledes de São Marcos o torna uma festa rica em beleza e arte.
Em Nice, na França, acontece um dos mais conhecidos carnavais da Europa, destacando-se pelo gigantesco desfile de carros alegóricos e pelas batalhas de confete, trazem também a maravilha da culinária francesa.
Ainda no velho continente não poderíamos deixar de falar do carnaval de Colônia, grande cidade alemã que traz da pequena região de Honn'na sua tradição, assim como Munique, dificilmente na Alemanha alguém participa sem a ajuda de uma boa cerveja. O carnaval dessas cidades atrai enormes quantidades de turistas e foliões locais, dispostos a terminarem com todo o estoque de cerveja.
Já no Novo Mundo o carnaval também faz história. Em Nova Orleans o mais famoso dos Estados Unidos, atrai intermináveis contingentes humanos, vestindo trajes exóticos e evoluindo ao som de contagiantes ritmos de Jazz. Em Trinidad a história do carnaval tem mais de duzentos anos e suas influências está presente no lazer de outros povos, admiradores do calipso (palavra de origem grega cujo significado é Homem belo ou beleza humana).
Na região dos Andes não podemos deixar de lado, é claro, o carnaval boliviano que expresso em grandiosas festas populares, sendo a mais importante a Diablada, com seus foliões fantasiados de "demônios malignos", visando agradar tais entidades e que estranhamente celebram a morte.
A cada passagem de ano, o povo chinês realiza uma monumental festa, considerada um dos grandes carnavais do mundo, da qual participam milhões de pessoas, carregando alegorias de monstros, dragões e serpentes, sob a luz de coloridas lanternas e fogos de artifício.
Por fim não podíamos deixar de falar do carnaval brasileiro é sem dúvida o mais divertido, sofisticado, musicado, luxuoso e liberado. É inútil tentar descrevê-lo com palavras. Quando muito, teríamos uma pálida noção dessa fantástica manifestação popular. O carnaval brasileiro que tem início lá atrás com o Entrudo é alegria em movimento, a mais completa expressão de um povo. É o que, para muitas pessoas, mais se aproxima da felicidade.
|