::.. CARNAVAL 2012 - G.R.E.S. IMPERATRIZ DA PAULICÉIA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  19/02/2012
Ordem de entrada:  1
Enredo:  Um carnaval dos carnavais: o passeio da coroa pela folia do mundo
Carnavalesco:  Comissão de Carnaval
Grupo:  3
Classificação:  9º
Pontuação Total:  176,1
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  13
Presidente:  Jorge Luiz Rodrigues Nunes
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Favela
Intérprete:  Fabiano Melodia
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  Simone
Mestre-Sala:  Clóvis
Porta-bandeira:  Janete
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Nova pagina 2
COMPOSITORES: Ney Do Cavaco/ Fabiano Melodia/ Bruno Cirillo


No bailar da colombina
sou Pierrot e minha sina
é sedução, é carnaval
entre confetes e serpentinas
os meus passos se iluminam
e me levam pelo mundo
nesta festa colossal
que beleza os mascarados de Veneza
sob o olhar de gondoleiros e leões
olha a Francesa trazendo iguarias
que imensa alegoria e batalhas de alegres foliões

Olha a cerva gelada
tem alemão bebendo à vontade
brindando a paz e harmonia
que alegría é só felicidade


E lá vou eu...
pelo carnaval dos carnavais
no giro da coroa encantada
seja nos Andes ou na terra do Tio Sam
oh yes!... Ao som do jazz e na quente diablada
mergulhei... No multicolorido oriente
dos dragões e das serpentes
e olha ai!
Voltei pra minha batucada
Brasil... Sou mais você, sou mais o samba
junto e misturado com meus bambas
passistas, baianas, bateria e velha guarda

Minha coroa vai girar... Vai girar
azul e branco vai passar... Vai passar
Sou Imperatriz, sou samba tradição
Trazendo um carnaval de emoção.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Não Informado

Nenhuma festa é mais difundida do que o carnaval, com suas figuras tradicionais: arlequins, pierrôs, colombinas e palhaços.
 
Uma festa histórica que reúne elementos de diversas culturas populares por todo mundo é de fato muito difícil em um só enredo detalhá-la minuciosamente, portanto, a nossa Imperatriz da Paulicéia vem imponente com sua coroa epopeia fazer um carnaval dos carnavais resumindo em alguns dos principais movimentos carnavalescos por todo o planeta uma história que fascina e que eleva os elementos populares.
 
Começamos falando de um dos carnavais mais antigos do mundo. Famoso por suas máscaras, o carnaval de Veneza, na Itália, tem mais de seis séculos de existência. Dos gondoleiros a os ledes de São Marcos o torna uma festa rica em beleza e arte.
 
Em Nice, na França, acontece um dos mais conhecidos carnavais da Europa, destacando-se pelo gigantesco desfile de carros alegóricos e pelas batalhas de confete, trazem também a maravilha da culinária francesa.
 
Ainda no velho continente não poderíamos deixar de falar do carnaval de Colônia, grande cidade alemã que traz da pequena região de Honn'na sua tradição, assim como Munique, dificilmente na Alemanha alguém participa sem a ajuda de uma boa cerveja. O carnaval dessas cidades atrai enormes quantidades de turistas e foliões locais, dispostos a terminarem com todo o estoque de cerveja.
 
Já no Novo Mundo o carnaval também faz história. Em Nova Orleans o mais famoso dos Estados Unidos, atrai intermináveis contingentes humanos, vestindo trajes exóticos e evoluindo ao som de contagiantes ritmos de Jazz. Em Trinidad a história do carnaval tem mais de duzentos anos e suas influências está presente no lazer de outros povos, admiradores do calipso (palavra de origem grega cujo significado é Homem belo ou beleza humana).
 
Na região dos Andes não podemos deixar de lado, é claro, o carnaval boliviano que expresso em grandiosas festas populares, sendo a mais importante a Diablada, com seus foliões fantasiados de "demônios malignos", visando agradar tais entidades e que estranhamente celebram a morte.
 
A cada passagem de ano, o povo chinês realiza uma monumental festa, considerada um dos grandes carnavais do mundo, da qual participam milhões de pessoas, carregando alegorias de monstros, dragões e serpentes, sob a luz de coloridas lanternas e fogos de artifício.
 
Por fim não podíamos deixar de falar do carnaval brasileiro é sem dúvida o mais divertido, sofisticado, musicado, luxuoso e liberado. É inútil tentar descrevê-lo com palavras. Quando muito, teríamos uma pálida noção dessa fantástica manifestação popular. O carnaval brasileiro que tem início lá atrás com o Entrudo é alegria em movimento, a mais completa expressão de um povo. É o que, para muitas pessoas, mais se aproxima da felicidade.

Montagem da escola
 
Comissão de Frente – Arlequins Bufões
 
Uma figura surgida na grandiosa Commedia dell'arte e sem dúvida importantíssimo ícone da história do carnaval, apresentará a escola mostrando a beleza do carnaval de Veneza. O Arlequim um personagem que nasceu nas cortes europeias na passagem da Idade Média para o Renascimento cultural principalmente na Itália entre os séculos XIV e XVI era muito mais um bobo da corte e que ao longo do tempo se transformou em um elemento central da riqueza do carnaval.
 
Carro abre alas: A Grandiosidade do carnaval
 
A grandiosidade do carnaval é inconfundível é uma festa popular com presença obrigatória de lindas mulheres, alegria, lazer e cores, onde todos se conhecem e usam uma única e linda fantasia, a da felicidade. O nosso carro mostra que nossa escola está confiante e feliz, e não poderia ser diferente, nada mais agradável do que desfilar representando o homenageado, o próprio carnaval.
 
1ª Ala - Carnaval de Veneza e as máscaras
 
Surge a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarça para sair e misturar-se com o povo
 
2ª Ala - Os gondoleiros
 
Guiam as gôndolas pelos canais de Veneza.
 
3ª Ala - Leões de São Marcos
 
No topo da Basílica de São Marcos estão as faces dos Leões (símbolo do Evangelho de Marcos). Localizada no centro de Veneza é um marco de sua história.
 
1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira - Pierrot e Colombina
 
Colombina amorosa em seu vestido em contradança, uma canção, um sonho que embala seu Pierrot!... Todos os festins nas serpentinas em suas cores, dançando ao solhar os lábios sequiosos, uma hora de cor e fantasia de sonhos encantados. Sopra aos seus ouvidos, adivinha de longe o que imagina.
 
Sofre!... Sofre Pierrot desejando a Colombina Juras de amor, galanteios para um baile, pelas horas que passam, a dança com a mocinha em maneiros passos, vai e apresenta mais alto dos Bailes o nosso pavilhão Azul e Branco.
 
Bateria - Festa profana (folia pelo mundo)
 
4ª Ala - Carnaval de Nova Orleans
 
Beleza e alegria o carnaval de Nova Orleans é um dos mais empolgantes do mundo.
 
5ª Ala - Crianças (Palhaços)
 
Nenhum outro personagem ficaria tão original nas mãos de uma criança quanto o palhaço, rei do riso como é chamado o palhaço é a figura que sem dúvidas entra no reino encantado da criança e se faz um dos mais belos personagens carnavalescos da história da folia, "salve o palhaço".
 
6ª Ala - Os dragões chineses

A china vem representada com originalidade e maravilhosa beleza representando um dos movimentos carnavalescos mais belos do mundo e também grandioso com seu folclore e tradição.
 
2° Carro alegórico - Grande Baile de máscaras
 
Maravilhosa festa! É assim que o nosso segundo carro alegórico vem para avenida, catalisando em um grande e lindo Baile as representações do carnaval como uma homenagem à história desta festa, da qualidade e tamanho no qual essa grandiosa manifestação popular merece. Uma mistura de elementos barrocos e tradicionais com um toque de sutileza e simplicidade fechando com chave de ouro nosso sonho emoldurado por esse belo enredo na passarela.
 
7ª Ala - Carnaval em Nice (França)
 
A suntuosidade da França aparece representada por seus ícones da culinária à cultura, sem dúvida alguma, essa ala vem trazer um pouca da história francesa na representação do seu próprio carnaval.
 
8ª Ala - Carnaval na Alemanha
 
Os alemães se misturam e se revelam com um toque especial ao sabor da saborosa e deliciosa cerveja dispostos a terminarem com todo o estoque de cerveja que vem coroar ao seu estilo mais original seus balíssemos festejos carnavalescos.
 
2° Casal de mestre sala e porta bandeira - sagrado e o profano
 
O carnaval é uma festa que antecede os quarenta dias da quaresma, alguma versão histórica diz que foi instituída pala própria Igreja ao determinar o período que antecede as cinzas da quarta-feira.
 
Baianas - A magia do carnaval
 
O carnaval é algo maravilhoso que invade nossas mentes e através de cantos, danças e poesias vem se fazer presente em nossos corações carnavalescos, as lindas damas, vem como a figura mais autêntica do carnaval, trazendo a magia de sua riqueza cultural, "salve as baianas" que em si próprias já se tornam a verdadeira magia do carnaval.
 
9ª Ala - Diablada na Bolívia
 
Festa linda de tradições andinas e datadas do período pré-colombiano a Diablada na Bolívia vem trazer de maneira irreverente e estranha a forma desse povo simples de manifestações culturais das mais ricas da América a sua exaltação a morte como já faziam os seus ancestrais...
 
10ª Ala - Carnaval de Trinidad
 
Muitos colares de flores roupas típicas de regiões tropicais esse carnaval de Trinidad vem trazer no melhor de sua bela tradição de mais de 200 (duzentos) anos recepcionar as pessoas com muita alegria hoje uma atração turística sem dúvida alguma.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.E.S. IMPERATRIZ DA PAULICÉIA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados