::.. CARNAVAL 2012 - G.R.C.E.S. EXPLOSÃO DA ZONA NORTE................................
FICHA TÉCNICA
Data:  18/02/2012
Ordem de entrada:  5
Enredo:  Lendas e costumes... o tesouro folclórico de suas regiões
Carnavalesco:  Comissão de Carnaval
Grupo:  4
Classificação:  7º
Pontuação Total:  77,3
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  2,
Nº de Alas :  12
Presidente:  Luciano Quintino da Silva
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Jefferson e Alberto
Intérprete:  Tato Santa Cruz
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Anderson
Porta-bandeira:  Naira
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Nova pagina 2
COMPOSITORES: Zé Boy/ Diego Denill/ Tato Santa Cruz/ Alex Soares/ Russo do Império


QUEM VIVER VERÁ
ESTA VIAGEM QUE ATRAVESSOU O TEMPO
PELA VASTA IMENSIDÃO
BRASIL COLôNIA AO MUNDO DA IMAGINAÇÃO
FESTAS... QUE FASCINAÇÃO
FOLCLORE... JESUíTA SE ENCANTOU... ETERNIZOU
GUERREIROS A LUTAR... CONGADAS NESTE CHÃO
BRILHA O COSTUME EM CADA REGIÃO
NO GIRAR DO TEMPO... A NOVA ERA
NA ARTE E CULTURA... RELIGIÃO
A CAVALHADA SEDUZINDO UMA NAÇÃO

OLHA Aí... PODE APLAUDIR
BUMBA MEU BOI... O MEU BOI BUMBá
GIRA A BAIANA, SE FAZ GIRAR
DEIXA O MEU SAMBA TE LEVAR


VEM DOS ESCRAVOS
O BATUQUE, CANDOMBLÉ
AS RIQUEZAS DESSE CHÃO
CAIAPó... E FESTAS JUNINAS
QUANTA CULTURA E TRADIÇÃO
HERANÇAS QUE O TEMPO CONSAGROU
SEM RAÇA E NEM COR... O FREVO CHEGOU
MODERNIDADE ASSIM SURGIU
TANTAS FORMAS DE EXPRESSÃO
E LENDAS IMORTAIS
ESTE é O BRILHO DO MEU CARNAVAL
PRA VOCÊ

A HORA É ESSA
HOJE A ZONA NORTE FAZ A FESTA
O NOSSO TESOURO, FOLCLORE DESTE CHÃO
É EXPLOSÃO.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Comissão de Carnaval

O panorama folclórico brasileiro é vasto, por isso é difícil apresentar uma visão integral dessa imensidão. O folclore estuda a expressão do sentir, do pensar, do agir, do ser social, do homem na sociedade em que vive. A vivência do grupo humano recebeu as mais variadas influências e ainda continua a receber.
 
Basta citar fenômenos provocados pelas migrações internas. Grupos humanos que noutros ambientes repetem muito uso de costume. Somos um país em desenvolvimento, em mudança e progresso, portanto é um erro dizer que uma área ou região é mais rica em folclore do que outra.
 
Não menosprezando as diversas riquezas culturais que aqui existem em nosso país, citamos algumas delas, típica de suas regiões.
 
Folclore popular é assinalado no brasil colônia, no tempo dos vices reis, este bailado do Ceará ao Rio Grande do Sul, é uma adaptação da "canção de rolando"; epopeia francesa, que chegou através dos jesuítas e colonizadores, conhecidos como congada. A congada foi usada pelos jesuítas na obra de conversão da catequese no passado. A congada tinha a função de sublimar o instinto guerreiro do negro, criando uma luta irreal de cristãos e pagãos (mouro).
 
No Paraná existe uma dança de tradição milenar, chamada danças das fitas. Uma dança pagã, da árvore de mão. A música que acompanha é em geral, tocada por sanfona, violões e pandeiros. em Santa Catarina, antes da dança das fitas, executam a dança da jardineira, em que pares de dançadores conduzem um arco enfeitado de flores.
 
Um bailado de influência indígena aparece em diversos estados do Brasil, com variações: São Paulo, estado do Rio e estado de Minas. Participam deste bailado dez a doze elementos: curumim, cacique ou pajé e os demais dançadores. Em algumas cidades apresenta-se mais uma participante, porta bandeira ou estandarte. Este folclore conhecido como caiapó.
 
Introduzida no tempo do Brasil colônia, com o tema religioso, a finalidade é transmitir uma lição crista, o bem vence o mal, dramatizada com grande gala. O grupo procurava fazer trajes mais ricos do que os outros. As cores fundamentais tinham que ser respeitadas: para os cristãos, o branco e o azul, a cor do céu e da pureza e perdão, os Mouros, o vermelho e verde, a cor das chamas do inferno e das amarguras. Até nas próprias espadas há um simbolismo, os cristãos com espadas retas da retidão da justiça, os Mouros com espadas curvas, dos maus sicários. Era uma festa para os grandes senhores da terra "os fazendeiros", conhecida como cavalhada
 
Candomblé é um culto africano trazido pelos escravos, na época do Brasil colonial. Em outros estados este culto recebe o nome de Xangô (Pernambuco), macumba (Rio de Janeiro e São Paulo); batuque (Rio Grande do Sul); tambor de mina (Maranhão).
 
Maracatu nasceu no Recife, filho legítimo das procissões em louvor a Nossa Senhora do Rosário dos Negros. Negros que batiam o Xangô (candomblé) o ano inteiro. O maracatu hoje é uma mistura de música primitiva e teatro no carnaval pernambucano.
 
O seu aparecimento em Alagoas e na data de mais ou menos meio século. É a mistura do antigo altos populares dos reisados e cabocolinhos. Recebeu as influências das tradições europeias do reisado e a indígena dos cabocolinhos. Nota-se a influência dos antigos reisados sem parte vocacional, esta é uma dança dramática ou bailado, conhecida como guerreiros alagoanos.
 
O reisado foi introduzido no Brasil colônia pelos portugueses. É um espetáculo popular das festas de Natal e reis, cuja ribalta é a praça pública, rua no Nordeste, a partir de 24 de dezembro saem os vários reisados, cada bairro com o seu, cantando e dançando.
 
Nasceu provavelmente no Maranhão, os brincantes passam o ano todo preparando as vestes para o festejo. No traje típico do "vaqueiro do boi maranhense", nota-se a influência das três etnias. Meia-calça branca ou bata e o chocalho metálico mostram a influência dos escravos. O índio aparece nas penas e nas setas tupi. O bumba meu boi é um auto popular de muitos personagens, os nomes variam de região para região, os cantadores improvisam, auxiliado pelos assistentes.
 
Bailado dos pássaros começam os folguedos de inverno, na época de junho com a chegada do frio os pássaros. A festa das crianças e adolescentes. A morte e a ressureição de um pássaro, ou então de um animal do mato.
 
Boi bumbá amazonense é uma das variações do bumba meu boi, bailado largamente praticado em nossas terras. É uma das mais antigas formas de distrações popular, folguedo noturno, recreação sadia do povo. Foi sem dúvida, introduzida pelos colonizadores europeus, sendo a primeira expressão popular de teatro brasileiro. Praticado em diversas partes do Brasil, toma nomes diferentes de acordo com a região. Bumba meu boi, boi bumbá, boi calenda, boi de reis, boi mamão, boi jaraguá e boi pintadinho. É um bailado popular que atrai a atenção do povo. Sua época varia: no Nordeste sai das festas natalinas e no Norte nas festas juninas (é uma festa presente em todas as áreas culturais brasileiras).
 
A ideia do enredo é simplesmente trazer um pouco do folclore brasileiro, nas festas da qual participavam todos os tipos de raças, independente de línguas e costumes, deixando sua vasta contribuição para a nossa cultura. Hoje vieram novas culturas, culturas nos diversos sentidos, tanto material como espiritual. Hoje é indústria, as chaminés tomaram conta da paisagem, as cidades crescem, os contrastes são marcantes, mas a ideia é ressurgir o folclore brasileiro desde a época do Brasil colônia.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. EXPLOSÃO DA ZONA NORTE
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados