::.. CARNAVAL 1995 - G.R.C.B.C. ACADÊMICOS DE SANTA LUZIA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  26/02/1995
Ordem de entrada:  2
Enredo:  O Brasileiro e Suas Paixões
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  BLOCOS - Espera
Classificação:  2º
Pontuação Total:  55,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: MAURÍCIO/ EURICO (NARIZ)

 

BRASIL, BRASIL, BRASIL ÔÔÔ

O MEU PAÍS TROPICAL (TROPICAL)

CARNAVAL E TRADIÇÃO

FUTEBOL NOSSA PAIXÃO

SANTA LUZIA VEM CANTANDO ESTE REFRÃO

 

A NOITE PASSA AMANHÃ É UM NOVO DIA

A GENTE REZA E NÃO PÁRA DE TER FÉ

TEM SARAVÁ, OXALÁ TEM ROMARIA

É UM POVO CARREGADO DE AXÉ

 

VERÃO NA PRAIA TEM MULHER BONITA

COMO NOVELA UMA GRANDE OBSESSÃO

 

CERVEJA BEM GELADA, CHURRASCO E CAIPIRINHA

NUM PAGODE TENTAÇÃO

 

VEM SAMBAR

PULAR DE EMOÇÃO

MOSTRAR AO MUNDO INTEIRO

SOMOS TETRACAMPEÃO.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Luis Tolosa dos Santos

 

O conceito de cultura popular é tão impreciso quanto o próprio conceito de cultura. Na concepção romana, cultura significa ao mesmo tempo lavoura, cultivo e instrução. No alemão, Kultur designa "aperfeiçoamento de espírito humano de um povo".

No Brasil, cultura confundi-se com folclore, com o mito, com a raça, com a paixão. E é sobre a paixão do brasileiro que vamos refletir.

A proposta que agora faço é de uma reflexão sobre os conceitos de paixões que encontramos na cultura brasileira. São elas: Comida/Bebida - Futebol - Carnaval - Praia - Mulher - Religião.

COMIDA / BEBIDA

No Brasil arroz e feijão é comida. Porém, feijão preto, arroz couve, pé de porco, orelha, rabo, costelinha, toucinho, bacon, farinha e a famosa caipirinha, formam a paixão do paladar do brasileiro.

Então, vai uma picanha, alcatra, maminha, lingüiça, frango, costela gaúcha, sal grosso e uma geladinha cerveja. Essa fumaça faz um bem!

Feijoada com caipirinha, churrasco com cerveja é a paixão nacional. É o ponto de encontro entre os povos de todas as regiões geográficas deste país. É a comunhão de amigos.

FUTEBOL

No Brasil o esporte bretão começa bem antes do jogo começar. Bem antes do torcedor nascer. Quando a mulher fica sabendo de seu exame que está grávida, o pai não demora muito para explodir: "Já vem mais Corinthianinho (como pode ser Palmeirense, Santista, São Paulino, etc), e quando nasce o primeiro presente que o pai dá é algo relacionado ao futebol.

O tempo passa e lá vem o jogo de botão. O garoto vai crescendo e já começa a dar os primeiros chutes na bola de meia. Chega a vez da famosa "pelada" de rua. Sábado ou domingo lá vai ele para os estádios, torcer para seu time de coração.

De 4 em 4 anos, ele pinta a rua, coloca bandeiras verde amarela no portão de sua casa, compra rojão e sai desfilando na Av. Paulista. É a seleção brasileira. É a maior paixão de todos os brasileiros.

CARNAVAL

Um espetáculo teatral. Arte. Folclore.

É a maior manifestação de cultura popular do país ao lado do futebol. Sua duração aumentada, com passar dos anos.

O carnaval é, desde sua origem, uma festa tipicamente de rua. Hoje criaram um tal sambódromo e o limite ficou ainda mais confinado. Para muitos um show pela T.V. numa forma mais original e espontânea temos Salvador, Recife e Olinda.

Quando o silêncio do carnaval se instala, o ruído dos pagodes e rodas de samba renascem, seja ao redor da churrasqueira, no boteco ou na beira da calçada. Quem é que nunca cantou um sambinha?

Essa paixão sempre dá samba.

PRAIA

O grande lazer de todos os brasileiros. O lugar ideal para esquecer o dia-a-dia. A areia serve como divã e o mar como tranquilizante.

A praia é, disparadamente, a intenção nº 1 de destino turístico. Lá podemos encontrar o empresário, o microempresário, o comerciante, o funcionário público, a gorda, a magra, o branco, o preto, o católico e o ateu.

O lazer na praia é um tempo precioso para exercício do conhecimento e a satisfação da curiosidade intelectual. É saúde. É prazer.

MULHER

Como diz o cantor e compositor: "mulher brasileira em primeiro lugar".

Ela é tida como a mais gostosa e charmosa entre todas as mulheres. O seu requebrado é privativo de nós brasileiros. Seja branca ou mulata ela sempre será a criatura que mais se enfeita e se embeleza para ser a mais bonita criação do velho Pai (Deus).

A mulher brasileira avançou mais que o poder público, mais do que o conjunto da sociedade. Hoje, ela ocupa espaços e finca o pé na vida.

Cuidar do marido é um saco e ao mesmo tempo é amor e dedicação.

A mulher é bela. Ela agrega modernidade à luta. Briga para ocupar seu lugar na sociedade e com cautela vai conquistando a política, a cama e a fama.

A saúde da mulher passa por reexame. A luta entre a medicina e Igreja é o caso do aborto e do controle de natalidade, quem decide é a mulher. E está certo.

A mulher do sudeste pode ter certeza, que viverá doze anos a mais do que sua comadre do Nordeste. É uma pena.

Enfim, com todos os problemas, com todos os preconceitos, a mulher brasileira será sempre a paixão eterna do homem mundial.

RELIGIÃO

Saravá meu irmão e que Deus te abençoe. É a Igreja Universal do Reino de Deus. É a Basílica de Aparecida. É o terreiro de Mãe Menininha.

Na sexta-feira do Candomblé. Domingo romaria para Aparecida ou Bom Jesus de Pirapora.

O símbolo de fé do povo brasileiro é a paixão sagrada que só Deus entende.

Nenhum país tem tanto feriado religioso como o nosso. Fazemos dessa paixão o complexo de grandeza diante de Deus; o maior país católico do mundo.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.B.C. ACADÊMICOS DE SANTA LUZIA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados