::.. CARNAVAL 1998 - G.R.C.B.C. MANCHA VERDE................................
FICHA TÉCNICA
Data:  23/02/1998
Ordem de entrada:  2
Enredo:  Minha Terra tem Palmeiras
Carnavalesco:  Gilson Tavares
Grupo:  BLOCOS - Especial
Classificação:  1º
Pontuação Total:  179,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Paulo Serdan
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Juca, Mestre Besteirinha e Mestre Alexandre Mad
Intérprete:  Douglinhas
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

MANCHA VERDE

COMPOSITORES: GUDY/ MARCELO DIAS/ RICARDINHO/ BAQUETA  

 

VEM, QUEM VEM DE LÁ

NA ÍNDIA FOI BROTAR

ESTA MARAVILHA SEM IGUAL

TRAZIDA PELOS PORTUGUESES

UMA PALMEIRA, SE FEZ GERMINAR

NO NORDESTE SE MULTIPLICOU

E ENCANTOU O MEU PAÍS

 

FOI PARA A INDÚSTRIA

VIROU COMÉRCIO

ESTA PLANTA FAZ SUCESSO

 

QUANDO INSPIROU...

A NOSSA HISTÓRIA

UMA VIDA DE GLÓRIAS

EM VERDE E BRANCO

MEU PALESTRA SE TORNOU (PALMEIRAS)

 

BATE E BALANÇA BATERIA

É O GINGADO QUE ARREPIA

COISA IGUAL EU NUNCA VI

SE A MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

A MANCHA É QUEM VIBRA AQUI.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Comissão de Carnaval

 

INTRODUÇÃO

Na sua história, a Sociedade Esportiva Palmeiras começou com a mesma imponência e altivez da árvore de quem ganhou o nome. Não decepcionou e como as mais belas espécimes brotou, cresceu, floresceu e frutificou. Majestoso, tem o nome da árvore, e da árvore conheceremos a história.

HISTÓRICO

As palmeiras que alguns consideram como tipicamente nossas, são na verdade originárias do Sul da Índia, Palmeiras ou Palmeicéas, do latim Palmas, que significa "Palma da Mão" devido ao formato das folhas que lembram uma palma de mão aberta.

Chegando ao Brasil no ano de 1553, trazida pelos portugueses, as Palmeiras espalham-se rapidamente pelo litoral nordestino e em seguida por outras regiões litorâneas do Brasil. Pois seu fruto flutua facilmente no mar e pode permanecer vários dias em água salgada sem perder o poder germinativo. Sendo planta tropical, as Palmeiras não suportam mudanças climáticas bruscas, motivo de sua maior adaptação às regiões litorâneas, principalmente no Nordeste brasileiro.

Além de possuir grande beleza que tanto colabora com as exuberantes paisagens de nosso país, as Palmeiras são também árvores de grande valia e extremamente necessárias à sobrevivência de grande parte da população brasileira, sendo uma fonte importante de recursos para a indústria e o comércio de várias regiões.

Da Palmeira e do seu fruto tudo se aproveita: o tronco serve para a construção de jangadas e pisos; da inflorescência é retirada uma seiva chamada toddy, que depois de fervida gera o açúcar de palha e depois de fermentada gera o vinho de palha, o vinagre e o álcool.

 parte interna da casca contém uma fibra usada na produção de cordas, rede de pesca e também como substituta para xaxim no cultivo da orquídea.

Da amêndoa se extraí a capa, rica em óleo, usado na alimentação e na fabricação de sabão, velas e sabonetes. Da casca marrom, mais usada em artesanatos são feitas cuias, colares, facas e diversas quinquilharias.

Com as raízes se tece balaios, esteiras, chapéus, tapetes e vassouras. As folhas são usadas em coberturas de cabanas habitadas por índios e por diversas comunidades. A amêndoa ainda nova, espremida, dá um leite muito nutritivo, que substitui vantajosamente o leite de vaca. O endosperma descascado e seco serve na fabricação de azeite e tortas, sendo altamente alimentício e portanto indicado para a alimentação de animais domésticos. O palmito, iguaria de inigualável sabor, é extensamente produzido e até mesmo exportado. E não se pode esquecer do tradicional azeite de dendê e da saborosa e refrescante água de coco, "marca registrada" das praias de nosso extenso litoral.

Além destas qualidades, as Palmeiras encantaram o Brasil e inspiraram poetas como Manoel Bandeira que em seus trabalhos literários procurava temas, aspectos e coisas do nosso país.

Mas principalmente, as Palmeiras inspiraram e assim colaboraram para o surgimento do nome de um dos mais tradicionais e populares clubes do Futebol Brasileiro, que hoje garbosamente ostenta o seu nome.

Em agosto de 1914, foi fundada por imigrantes italianos a "Societá Palestra Itália", uma força emergente que logo tornar-se-ia campeã de diversos certames, com inúmeras conquistas. Ocorre então no final dos anos 30 a eclosão da 2ª Guerra Mundial. No início da década de 40, as agremiações que tinham qualquer ligação com países inimigos, mesmo que apenas pela sua origem, começaram a sofrer represálias. Em virtude de toda a pressão que se fez na época, decidiu-se pela mudança do nome do Clube para Sociedade Esportiva Palmeiras. Sendo que a escolha deste novo nome se deu em função de uma homenagem à hoje extinta "A.A. Palmeiras", clube de grandes laços de amizade, mas principalmente pela representatividade de beleza, altivez e brasileirismo no nome Palmeiras.

O esporte é pois, mais um fruto desta Palmeira que não pára de florescer. Sem tronco rijo é formado por toda uma comunidade que em sua união, faz com que esta árvore cresça sempre forte e viçosa. Sua capa frondosa, verde em sua tonalidade, é a massa que torce e vibra num espetáculo único de beleza e sentimento chamado Futebol. E quantos frutos nos deu esta árvore em forma das inesquecíveis conquistas e glórias e dos grandes atletas que surgiram como: Ademir da Guia, Dudú, Chineisinho, Valdemar Fiume, Gonzales, Romero, Oberdan Catani, Mazzola, Luiz Pereira, Valdir de Moraes, Djalma Santos, Julinho, Jorge Mendonça, Jair, Tupanzinho, Edú, Vavá, Leivinha, Zinho, César Sampaio, Evair e tantos e tantos outros. Frutos imortais e imperecíveis.

É a você Palmeiras que o G.R.C. Bloco Carnavalesco Mancha Verde presta esta homenagem.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.B.C. MANCHA VERDE
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados