::.. CARNAVAL 2004 - G.R.B.C. UNIDOS DE VILA CARMOSINA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  22/02/2004
Ordem de entrada:  5
Enredo:  São Paulo, Berço Abençoado Por Ter a Capela de São Miguel Como Patrimônio Tombado
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  BLOCOS - Espera
Classificação:  2º
Pontuação Total:  80,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Antônio Ferreira dos Santos
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  Juninho e Vagner
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

COMPOSITOR

COMPOSITOR: Juninho

 

Amor vem brincar, é carnaval

E conhecer a história

Na Zona Leste, chefiados por Piquerobi

Os índios Guaianazes em sua cristianização

Ergueram uma capela na velha Ururaí

Pra demonstrar sua religião

 

Ô, ô, ô

A sua volta tantos bairros se formaram

Tão importantes na história do Brasil

Índios de São Miguel então se apresentaram

 

Assim, o tempo passou, se modernizou

Fez o Brasil migrar

Os nordestinos atraídos pela industrialização

Vieram em massa com o sonho de trabalhar

Tantas gerações, quantas histórias

A velha capela assistiu

Na praça do forró, palco de apresentações

Manifestações por melhorias, o povo se uniu

 

O show vai começar, vamos cantar

O samba me fascina

Nessa festa popular, olha só quem vem lá

Carmosina.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autora: Dra. Roseli Santaella Stella

 

A fundação São Miguel foi marcada pela presença de José de Anchieta, em 1560, quando o "Apóstolo do Brasil" iniciou o trabalho de cristianização dos índios guaianazes, chefiados por Piqueribi, irmão de Tibiriçá.

Uma pequena igreja foi levantada para indicar a presença de Cristo nas terras conhecidas pelo nome de Ururai, uma referência ao trecho do Rio Tietê no trajeto por esta parte da região leste da vila de São Paulo.

Devido a sua posição estratégica, a aldeia indígena destacou-se como um posto avançado na vigilância e defesa da vila de São Paulo contra os ataques inimigos através do Rio Tietê.

Em 1622, foi inaugurada a nova igreja construída pelos índios sob a orientação do Padre João Álvares e conforme o desejo do bandeirante Fernão Munhoz. O seu tamanho era comparável ao da Igreja então existente no Pátio do Colégio.

Os acontecimentos mais significativos da História do Brasil no período colonial contaram com a participação dos índios de São Miguel, desde a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro até as guerras contra os espanhóis no sul do Brasil para a delimitação do território.

Além de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tombado em 1938, este templo representa o esforço de uma comunidade indígena para presentear o futuro com o trabalho que ainda hoje é possível admirar. Também fazemos parte desta história e como cidadãos nos compete garantir que este patrimônio seja preservado e conhecido pelas próximas gerações.

A Capela de São Miguel é um marco de São Paulo, é exemplar único de arquitetura colonial brasileira e a construção, mais antiga da cidade de São Paulo que conserva suas formas originais. Além disso, foi o ponto inicial da expansão do extremo leste da cidade, promovendo a ocupação de bairros vizinhos e municípios limítrofes: o Itaim, Ermelino Matarazzo, Guaianazes, Itaquera, Penha, Guarulhos e Itaquaquecetuba.

A partir de então, a Velha Capela assiste o novo impulso de desenvolvimento de São Miguel. Segue imóvel, apesar das depredações constantes, por essência inviolável. Imponente na missão de lembrar a sua gente, que as experiências passadas nos preparam para um futuro melhor.

O entorno da Capela, conhecida como Praça do Forró, sempre foi palco não só de apresentações de grupos folclóricos, como também de manifestações populares reivindicando saúde, moradia, educação, meio ambiente, segurança e outros.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



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