::.. CARNAVAL 1998 - G.R.C.B.C. MOCIDADE AMAZONENSE................................
FICHA TÉCNICA
Data:  23/02/1998
Ordem de entrada:  2
Enredo:  Leite, Vida e Saúde
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  BLOCOS - Espera
Classificação:  9º
Pontuação Total:  105,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: WAGNER SANTOS/ COUTINHO/ MADUREIRA

 

FONTE DE ENERGIA NATURAL

EM TODA SUA PLENITUDE

PRODUTO DE UM SAGRADO ANIMAL

SIMBOLIZA VIDA E SAÚDE

NA FAZENDA A PRODUÇÃO

QUE VEM DO CAMPO

EM FORMA DE ALIMENTAÇÃO

 

HOJE NOSSO BLOCO

FAZ A FESTA

QUE MANIFESTA

A EUFORIA DO POVÃO

 

NA CULINÁRIA

FAZ A RECEITA

A RIQUEZA PRINCIPAL

ASSIM... DE VÁRIAS FORMAS

COM CERTEZA

O LEITE ESTÁ PRESENTE

EM NOSSA MESA

TRAZENDO A NOSSA VIDA

MAIS SABOR

 

VEM MEU AMOR

CURTIR COMIGO A FELICIDADE

NO BALANCÊ DA BATERIA

AMAZONENSE SACUDINDO A CIDADE.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

O leite representa o alimento mais completo disponível para o ser humano. Não apenas pela qualidade dos aminoácidos essenciais como pelos lactobacilos que fazem do leite um alimento vivo. Não sem razão que as civilizações no correr da história prestam um reconhecimento à vaca como animal do qual sai um alimento que substituí o da própria mãe. Em geral toda segunda mãe de uma pessoa é uma vaca.

Numa sociedade urbanizada, onde o povo na maioria mora cidade, o leite segue um longo caminho do campo à mesa de cada pessoa. Nesse caminho o grande desafio é manter no leite as qualidades enquanto alimento saudável, ou seja, manter o leite com vida para garantir a saúde. Nessa caminhada o leite passa da fazenda para a usina, da usina para a padaria, e da padaria para a casa das pessoas. Na usina pode virar iogurtes, queijos, manteiga e outros produtos também destinados à alimentação.

Na fazenda, a produção de leite envolve um grande número de tarefas para que a qualidade e a quantidade desejada seja alcançada. Nessa produção, nos melhores rebanhos os bezerros nascem de inseminação artificial que permite não apenas que um touro tenha milhares de filhos, sem nem mesmo conhecer a vaca, como que um touro morto há anos, possa gerar um filho. Outro aspecto importante está na alimentação do rebanho que além do pasto exige sal mineral, concentrado e silagem. A vaca produz numa proporção da alimentação que recebe, sendo uma máquina natural que faz capim virar leite.

A saúde da vaca exige uma alimentação adequada para evitar-se doenças como a vaca louca, além de cuidados com a vacinação. A dieta de alimentação deve ser balanceada incluindo ração e vitaminas e as vacinas mantidas em dia, em especial para aftosa e brucelose, além de outras doenças que podem ser transmitidas para o homem pelo leite. O controle do veterinário é fundamental para que a saúde do rebanho seja perfeita, utilizando vários remédios veterinários no combate às doenças e pragas como os carrapatos que sugam o sangue e enfraquecem a vaca.

A coleta do leite é feita na ordenha que pode ser manual ou mecânica, sempre em ambientes limpos para evitar contaminação. Os baldes, as ordenhadeiras e outros utensílios devem ser mantidos desinfetados. O leite retirado pode ser encaminhado para as usinas de duas formas: em latões de 50 litros ou em caminhões pipas refrigerados. Os pequenos pecuaristas enviam em latões deixando os latões nas beiras das estradas onde os caminhões passam coletando todos os dias, faça chuva ou sol, levando para a usina. Os grandes pecuaristas resfriam o leite na própria fazenda e tem seu produto transportado em caminhões pipas refrigerados.

A recepção na usina é feita verificando a qualidade do leite, sendo que o leite com problemas como acidez é rejeitado e destruído. Esse produto sofre então o processo de pasteurização onde eleva-se a temperatura à 75 graus e depois aplica-se um rápido resfriamento para manter o produto em torno de 3 graus até o consumo. Nesse processo, inventado pelo pesquisador francês Pasteur, mantém-se a qualidade nutricional do leite intacta, inclusive os lactobacilos. Depois o produto é homogeneizado e ensacado, sendo distribuído aos pontos de vendas ao consumidor (padarias, supermercados e outros).

Uma parte do leite é destinada à fabricação de uma enorme lista de produtos lácteos como os queijos de diversos tipos, as manteigas, os iogurtes, os doces de leite (as principais receitas de bolos e doces tem leite) e outros produtos. Toda essa riqueza pode também ser aumentada em casa com os diversos pratos que utilizam produtos derivados do leite, como as pizzas mussarelas e as quatro queijos. Assim, os caminhos percorridos pelo leite são longos, empregam muita gente na procura de fornecer alimento saudável à população, pois leite é vida e saúde.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.B.C. MOCIDADE AMAZONENSE
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados