
A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera.
Podemos definir a água como um recurso natural abundante, caracterizado por ser líquido, incolor e insipido. Além do estado líquido, esse recurso pode ser encontrado também no estado sólido, constituindo as geleiras e neves, e também no estado de vapor, encontrado no ar e constituindo as nuvens e a neblina.
Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal
A água é encontrada em oceanos, mares e águas continentais. Os oceanos representam mais da metade de água disponível na Terra. Esses são uma grande massa de água responsável pelo envoltório gasoso e pelo controle do clima, pois absorve e reflete a maior parte da energia solar. Os mares são também grandes massas de água salgada e considerados parte dos oceanos, que possibilitam a pesca e o transporte marítimo, fornecem minerais, entre outras funções aproveitadas pelos humanos. Os rios, lagos, águas subterrâneas (águas continentais) e geleiras são de suma importância para os seres vivos por fornecerem água doce.
A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerada um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo.
Embora dependam da água para sua sobrevivência e para o desenvolvimento econômico e social, as sociedades humanas poluem e degradam este recurso --tanto as águas superficiais como as subterrâneas. A diversificação de usos múltiplos, a deposição de resíduos sólidos e líquidos em rios, lagos e represas, e o desmatamento e ocupação de bacias hidrográficas têm produzido crises de abastecimento e crises na qualidade das águas.
A água também é muito utilizada nas religiões de matrizes africanas. Em muitos rituais ela aparece tendo um significado muito importante, desde o ritual do ipàdé, quando ela é utilizada para acalmar as ajé, até a cerimônia das águas de Oxalá, quando ela simboliza a limpeza lustral do "egbé ilé" (comunidade de terreiro). Iemanjá é considerada a Rainha das Águas e está associada à expressão Odoyá (Mãe dos Rios e Mares).
A água é um elemento natural importantíssimo para todo os seres humanos e para o nosso planeta, por isso, devemos utilizá-la com muito respeito e carinho, portanto vamos nos conscientizar e preservar um dos nossos bens mais preciosos que temos.
E a Cabeções te convida a mergulhar em águas profundas, e desvendar todos os mistérios que esse maravilhoso elemento chamado Água tem em sua essência.
|