
INTRODUÇÃO
Neste carnaval a escola de samba Tradição Albertinense celebra 15 anos, e uma característica marcante desta comunidade que além de ser presidida por uma mulher, conta com ampla maioria de mulheres na batalha diária de construir e manter vivo o sonho desta comunidade em brilhar a cada carnaval.
Vamos exaltar mulheres de influência e luta que contribuíram com a sociedade brasileira ao longo da história e fazer do desfile uma grande galeria com as mais celebres personagens da história até figuras anônimas, mas de feitos sociais transformadores.
DESENVOLVIMENTO
É carnaval! Festa essa que tem seu Rei, que nos convida para o desfile de nobres personagens, mas estas primeiras personagens são quem de fato reinam no festejo de Momo, mulheres que desafiaram uma hegemonia e se tornaram grandes líderes de suas comunidades e mostram a cada ano brilhantes desfiles na passarela.
Assim como uma pequena notável, que apesar não ser natural desta terra de maneira pioneira mostrou ao mundo através do cinema a cultura brasileira, cultura vasta por conta da grande mistura de povos, que gera uma beleza única e que através de um clique vira produto exportação que é a beleza da mulher brasileira.
Do sertão uma voz que se destaca acompanhada do som marcante da viola, excelente instrumentista, atriz, doutora em folclore brasileiro, vencedora de inúmeros prêmios por sua carreira dedicada a cultura caipira.
No Brasil da chamada republica velha, surge um levante militar liderado pelo denominado Cavaleiro da Esperança e sua companheira, em marcha pelo Brasil a fora em luta pela igualdade, denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres.
Coragem define o ato dessa mulher, ao contrário que conhecemos antes do grito de independência o decreto da Imperatriz em momento crítico do império na relação com Portugal selou a independência do Brasil de fato.
A palavra Áurea, que vem do latim Aurum, é uma expressão de uso simbólico que significa feito de ouro, grande feito de uma princesa que logo que assinado por ela ecoa o grito no paço imperial. Liberdade! Liberdade! Feito que lhe rende a condecoração Papal com a Rosa de Ouro.
A luta incansável de uma mulher por Justiça, na busca pela condenação de seu ex-marido por sucessivas agressões e duas tentativas de homicídio culmina na Lei que leva seu nome que pune quem agride sua mulher, companheira ou namorada.
Mais remotamente, a cerâmica tem presença pré-histórica, com o feminino liderando nesta arte, marca a cultura e identidade de um povo, hoje a arte das mulheres de fibra das regiões ribeirinhas leva ao mundo a história desta arte tradicional gerando desenvolvimento socio econômico em suas comunidades.
No mesmo sistema cooperativo, mas com a finalidade de reverter triste quadro de mortalidade infantil, com liderança de uma medica sanitarista com a apoio de seu irmão arcebispo nasce a pastoral da criança que alcança grandes ressaltados e que salva milhares de recém-nascido da morte por conta da pobreza a mais de anos.
De Dois Riachos Município do sertão de Alagoas, onde no meio de meninos ela dava os primeiros toques na bola que geravam todo tipo de comentário preconceituoso, hoje quanta diferença quando a cidade para, é porque uma notícia está correndo de boca em boca: a filha da dona Teresa está por lá. Duas vezes medalhista olímpica e cinco vezes premiada como melhor jogadora de futebol do mundo.
Cantora, compositora, atriz e instrumentista brasileira. Ela já vendeu mais de 60 milhões de cópias de discos, sendo a cantora brasileira que mais vendeu na história da música do país. Por vezes conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro", construiu uma carreira que começou com o rock, mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, uma das artistas que mais influenciaram os músicos do Brasil que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 70, sobretudo as mulheres.
Compositora e maestrina carioca destaca-se na história da cultura brasileira e da luta pelas liberdades no país pelo seu pioneirismo. A coragem com que enfrentou a opressora sociedade patriarcal e criou uma profissão inédita para a mulher, causou escândalo em seu tempo. Atuando no rico ambiente musical do Rio de Janeiro do Segundo Reinado, no qual imperavam polcas, tangos e valsas, não hesitou em incorporar ao seu piano toda a diversidade que encontrou, sem preconceitos. Assim, terminou por produzir uma obra fundamental para a formação da música brasileira.
Itaquera é um dos mais populosos bairros da cidade, tem cerca de 3 milhões de habitantes e está localizado na zona leste, umas das maiores paixões do bairro e a escola de samba de cores vermelho e branco, e graças a uma menina que durante sua festa de aniversário pediu ao seu pai, Leandro Alves Martins uma escola de samba como presente, uma reunião entre sambista bastou para fundar a escola que tem o leão como símbolo e o título de a mais simpática do carnaval.
Chegamos ao fim brindando os 15 anos de escola, com a história dessas mulheres guerreiras como pano de fundo nesta celebração e com brilho nos olhos feito de uma menina em seu baile de debutante marcando esta etapa de transição para a maturidade, e renovando o sonho de brilhar entre as maiores escolas que já passaram pela passarela do samba.
Parabéns nação Albertinense.
ENREDO
O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, comumente realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.
Neste desfile nossa escola representada por uma jovem debutante, faz seu rito de passagem a convite do grande anfitrião da festa o Rei Momo, que usa como instrumento, o desfile de carnaval, para exaltar e apresentar mulheres, que transformaram a sociedade brasileira, cada uma em sua época.
Com a miscigenação, marcante em sua formação, a sociedade brasileira carrega não só características físicas, como também preconceitos e tabus dessas culturas em detrimento as mulheres, fazendo com que ao logo do tempo surgissem grandes ícones, na luta em busca de direitos às mulheres, eis algumas delas destacadas neste desfile.
Carmem Miranda rompe fronteiras com seu talento e mostra ao mundo a cultura e beleza brasileira pelas telas de cinema, e sendo a pioneira na exportação da beleza que nos dias atuais é feita por cliques fotográficos nas passarelas mundo a fora.
Doutora em folclore, Inezita Barroso grande musicista, cantora e compositora e defensora da cultura regional, invade o universo masculino da música sertaneja se tornando um dos maiores ícones do seguimento.
Em marcha pelo Brasil, partindo em busca do sonho da igualdade os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos, liderada pelo chamado "Cavaleiro da Esperança", que dividia seus ideais e liderança com a sua companheira Olga Benário, mulher de militância e luta.
Da família real do Império brasileiro, surgem duas mulheres de coragem em momentos cruciais de nossa história, a primeira Imperatriz Leopoldina esposa de Dom Pedro I, em momento crítico na relação com Portugal, na situação de regência do império assina o decreto de independência mesmo antes de seu marido proclamar as margens do Ipiranga. A segunda mulher da família real é Isabel princesa que assina o sublime pergaminho que abolia a escravidão.
Dos mais distantes rincões do país, no anonimato, mulheres se associam em cooperativas para gerar renda na produção do artesanato e nas atividades extrativistas vegetais, com a força do trabalho sustentam suas famílias e mostram o quanto são capazes de quebrar as barreiras da desigualdade social.
Maria da Penha Maia Fernandes lutou, não se calou para que seu agressor viesse a ser condenado. Líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha, na qual é previsto maior rigor nas punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar.
Médica sanitarista, Zilda Arns, idealizou o projeto da Pastoral da Criança, trabalhou com voluntários que levam solidariedade e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres, criando condições para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação social, fazendo reduzir consideravelmente o índice de mortalidade infantil.
Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens, mas até chegar aí no país que ignora seus talentos femininos do futebol, a menina do interior do Alagoas superou os mais perversos preconceitos, o que não a impediu de tornar-se um dos maiores nomes do esporte.
Foi a primeira chorona, primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca dos famosos versos 'ó abre alas que eu quero passar, rosa de ouro é quem vai ganhar, e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, Chiquinha Gonzaga, foi tão importante que o Dia Nacional da Música Popular Brasileira é comemorado no dia de seu aniversário.
Outra a marcar musicalmente gerações, Rita Lee é uma das mulheres mais influentes do Brasil desde meados dos anos 70, sobretudo dentre as mulheres. Lee participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, tornaram-se onipresentes nas paradas de sucesso.
De uma história digna de contos de fadas, uma menina da periferia da cidade de São Paulo, manifestou ao pai Seu Leandro, o desejo de ganhar uma escola de samba, como presente de aniversário. Esse grande ato deu início à formação de uma grande nação, apaixonada pelas cores vermelho e branco no bairro de Itaquera.
Ao completar os seus quinze anos, nossa comunidade celebra esse novo momento, um novo tempo de renovação dos seus votos e dos seus ideais de a cada ano, resplandecer mais e mais no carnaval.
Parabéns, Tradição Albertinense!
|