
INTRODUÇÃO
Sob a luz do carnaval, de uma forma alegre e com bastante humor, a Mocidade Unida da Mooca orgulhosamente apresenta a arte do Circo, enredo de grande identificação com a arte de nosso país.
"Sou saltimbanco
Trapezista
Palhaço de coração Dou Voltas e cambalhotas
Pura imaginação
E numa cena sem igual
Brinquei no carnaval
O circo é arte, é paixão,
É ousadia, coragem e dedicação,
Abusa das cores, da magia e da emoção!"
Sua história se perde na linha do tempo, há milhares de anos já espalhava o sorriso no rosto e o brilho nos olhos atentos e curiosos de adultos e crianças pela próxima atração.
O caminho se traça com suas carroças itinerantes, até chegar as grandes lonas que formam um céu sob o picadeiro, onde as estrelas descem ao chão, brilham e se transformam em cada artista que faz parte deste show, o circo de grandes momentos, construiu história e valorizou a cultura em nosso país.
Assim como o carnaval, o circo tem uma missão: Fazer a vida mais feliz! E nesta noite de magia, com certeza, fará! Abra o seu coração, sorria, se emocione e se encante. Seja Bem-Vindo ao Maior Espetáculo da Terra!
"E o circo chegou
Alegrando tanta gente
E no meio da folia
Um barulho diferente
Era minha batucada
Vibrando sem igual
Anunciando que a M.U.M.
Se divertiu no carnaval.
E na pequena grande obra de nascer, crescer e viver...
Quantas lições devemos ensinar, porém muito mais aprender
Pode aplaudir, a Mocidade Unida da Mooca chegou.”
ENREDO
1° Setor - As Rodas Que Giram, Embalam a Tradição do Mundo em Diversão.
Pelas estradas do velho tempo, a trupe de saltimbancos, em seus engenhos de madeira, tecido e arte cruzam o chão, pelas ruas da cidade saem na tradicional carreata com suas formas engraçadas convidando o povo a se divertir. A sátira, a crítica colorida de alegria dá visão à população de sua mazela do dia a dia.
O mundo gira... e assim as rodas das enormes carroças circense também, numa constante transformação. Oh Mãe de toda arte, cruza as estradas, atravessa cidades, arma sua lona e quando suas portas se abrem, explode a magia, a felicidade, espalhando alegria e refletindo o encanto em cada olhar com o brilho de suas cores, marejando os olhos de pura emoção, és fascinação, o Circo chegou!
Alegria, suspense, arrepios e emoção! Enfim, é hora de partir... e novamente as rodas destas enormes carroças deixam para trás sorrisos, mas também a saudade.
2° Setor - Sob Um Céu de Lona.
O circo se torna Arte Cigana, itinerante. É hora de alegrar outra cidade.
As rodas continuam a girar... cruzando a linha do tempo, atravessando gerações e gerações... trazem a evolução! O circo leva um pedaço do seu próprio mundo, continua a cruzar cidades e a cada nova parada, os artistas se tornam operários e novamente entram em ação, precisa-se esticar novamente as lonas, bater o seu chão, cravar suas estacas, criar seu universo e erguer o seu céu.
"Viver da arte por amor!
Viver na arte do amor!
Viver num mundo de esplendor!"
É hora do show! O som alegre da banda circense recebe o público, que feliz e conversador se acomoda. As belas dançarinas do corpo de baile, balançam seus quadris e seduz os marmanjos. Eis que o Dono do Circo anuncia, com a voz mais forte, a frase que mais arrepia: "Respeitável Público... Vai Começar o Maior Espetáculo da Terra!".
O Show vai começar!
Palhaços tomam conta do picadeiro, a felicidade é geral! Nariz vermelho, cara pintada e até perna de pau. Hoje tem alegria? Tem sim senhor! Com o sorriso maquiado em sua cara, convida a criançada para brincar, caindo, pulando, com ou sem palavras são graciosos e engraçados e o riso é geral.
“E num passo de mágica, tudo se transforma
Na cartola a surpresa
Uma beleza sem igual
Mulher linda, envolvente
Brilho forte e natural
Assistente atenciosa
Faz o show rolar normal"
Quem será capaz de desvendar os seus mistérios? E com os movimentos das mãos, o grande mágico faz chamar a atenção, surgem pombos e algo mais. A cada toque e retoque, nos olhos dos espectadores de todos os tempos há um brilho de fascínio.
3" Setor - Um Chão de Estrelas
Nos olhos vibrantes da criançada refletem o brilho das cores, toda a beleza deste verdadeiro mundo de ilusões, nas mãos pirulitos, algodão doce, pipoca e refrigerante... Aahh... quem nunca gargalhou e se lambuzou? No sorriso, a pureza fiel e verdadeira da criança!
Enquanto isto, no picadeiro, as surpresas continuam a surgir...
"Palhaços se divertem, e se põem a dançar
Mulher barbada, o que é isto
Outra atração que faz a plateia delirar
E num girado colorido
Meu pavilhão baila no ar"
E neste mundo mutável, muitas coisas podem acontecer... Suspense e arrepios quando os domadores enfrentam um leão por dia. A dificuldade é uma fera! O leão adora morder o bumbum do povo e só com muita coragem para amansar o bicho feroz.
Enquanto Trapezistas e Equilibristas bailam no ar, balançando e dando piruetas, Malabarista no chão com claves em movimento jogam tudo para cima.
E quem disse que neste mundo onde o céu é de lona não tem estrelas? Elas surgem do céu, em nossas recordações, mantendo viva a tradição que é passada de geração em geração. Na memória do picadeiro figuras que fizeram e fazem a história em sua expressão, se tornam presentes, são mais estrelas a brilhar que resplandecem nesses inúmeros artistas.
"Oh Mãe de toda arte
Que guarda seus principais artistas
Suas lembranças, e o principal, sua alegria!
A arte do circo é imortal!"
No ritmo da evolução, o futuro chega com velocidade e o circo se reinventa sem perder sua essência. A emoção do picadeiro vai além, surgem novos caminhos, o sol aponta outros horizontes, e assim brilha para novas descobertas, é olhar o destino e imaginar o brilho de um circo espacial.
Se a modernidade futurista chega também à arte sonhadora do circo, por que não ganhar o espaço, conquistar todo o universo?
Espalhar pelo céu um novo chão de estrelas, onde anjos de luz balançam nos trapézios celeste, movimentos, brilho, magias...
As rodas que tanto giraram, se envolvem em fogo, explodem e impulsionam este mundo encantador em uma nave mística e feliz.
E a partida se torna singela, pois o circo não pertence só a terra, mas agora, também a todo espaço sideral.
Novos comandantes surgem e assim uma nova geração a se reinventar pois o encanto do místico circo é espacial e eterno.
"Viva a Arte Imortal!
Viva o Maior Espetáculo do Universo!
Viva o Circo!
Viva a Mocidade Unida da Mooca!"
|