
“É bom ser criança, ter de todos atenção. Da mamãe carinho, do papai a proteção. É tão bom se divertir e não ter que trabalhar. Só comer, crescer, dormir, brincar.
É bom ser criança, isso às vezes nos convém. Nós temos direitos que gente grande não tem. Só brincar, brincar, brincar, sem pensar no boletim, bem que isso podia nunca mais ter fim
É bom ser criança e não ter que se preocupar com a conta no banco nem com filhos para criar.
É tão bom não ter que ter prestações para se pagar. Só comer, crescer, dormir, brincar.
É bom ser criança, ter amigos de montão. Fazer cross saltando, tirando as rodas do chão. Soltar pipas lá no céu, deslizar sobre patins.
Bem que isso podia nunca mais ter fim."
Toquinho
Quando desembarquei nesse mundo, não sabia ao certo o que fazer, apenas trouxe na bagagem a inocência e a fantasia, sem noção do que é crescer.
Temos nossos pais... Mamãe protetora e papai herói. Sou o senhor do meu tempo e posso ir aonde quiser. Passo horas criando monstros e figuras no céu, também posso viajar no meu mundo usando apenas uma folha de papel.
Como diz o poeta "isso podia nunca mais ter fim", mas vou crescendo e vão me mostrando que não é bem assim.
Porém continuo a caminhar e meu espírito de criança, continuo a cultivar. Hoje tenho minhas responsabilidades, sei que muita coisa continua em minha imaginação, mas aprendi que não paramos de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de brincar, e hoje eu te convido a vir comigo festejar.
Tire essa roupa formal, e abra seu coração, vamos nessa folia fantasiar com cor e emoção, e com meu sorriso de criança, com certeza, irei conquistar seu coração.
A Portela da Zona Sul pede passagem e lhe convida para brindar, mergulhando nessa fantasia infantil todos nós podemos viajar.
Viva as crianças!!... Liberte a que existe dentro de você, pois na folia de Momo, não temos tempo a perder, é carnaval e quero sonhar, vamos hoje ser criança...vamos brincar.
Setor 1: Senhor do Tempo Bem-vindo ao mundo da minha imaginação!
Bem-vindo ao meu mundo, aqui sou eu quem faz as regras. Se não está feliz e disposto é melhor nem continuar, pois aqui a regra maior é se aventurar. Ser criança... ser criança é tão bom e nos faz tão bem, a inocência em meu olhar reluz a felicidade e a pureza que vive em meu coração.
Às vezes me pego desatento lembrando aquela magnifica história que havia no livro gigante, onde contadores encantados nos levavam a um mundo mágico. Por todos os lados vemos os fabulosos grilos falantes, acompanhados de ninfas e elfos no portal de uma grande e linda floresta encantada, onde o sol brilhava, os pássaros incansavelmente cantavam, os animais se divertiam e todos os elementares viviam em perfeita harmonia. Mas além dos seres encantado, a na floresta também habitavam seres desencantados que continham o poder da felicidade e a magia do sorriso, esses seres viviam do outro lado da floresta, na parte mais sinistra e obscura que pudera existir, mas eles sempre estiveram presos por um feitiço onde, o mau não pode invadir o bem, e isso só é possível por conta de nossas fadas madrinhas, que sem elas a floresta não seria encantada e não permaneceria em harmonia.
E como não pensar nas histórias reais? De príncipes e princesas, onde sempre ficávamos à espera de um final feliz, em meio a disputas de amores, poções mágicas e juras de amor tudo sempre acaba bem, quando se começa bem. Ahl... não podemos deixar de falar dos amigos, aqueles que sempre estão ao nosso lado, nos permitindo sempre sonhar e recordar dos tempos de criança, eles nos guiam, nos dão conselhos e até mesmos nos colocamos em cada situação, mais independente de tudo é para isso que servem os talismãs, para nos proteger e divertir. Além dos talismãs podemos contar com a ajuda e a proteção de vários super-heróis e seus superpoderes para combater o mau, e salvar a humanidade.
E a casa de doces de João e Maria, quem não queria uma daquelas? Ou até mesmo conseguir um pedaço para levar para casa? Hum... que delícia que seria não é mesmo? São tantas as histórias, tantos os clássicos, que eles às vezes podem nos remediar a coisas de nosso dia a dia.
Setor 2: Tempo, Hoje e Amanhã, a colheita de uma semente criança, no mundo da realidade.
Ah... mais a época que a fantasia reina em nossos pensamentos são as melhores da nossa infância, e quando ele acaba? Se vai, sem nem ao menos percebemos... o nome disso é tempo, ele passa nos traz e nos levam momentos, lembranças e quando percebemos acabou nossa vida muda e ficam as saudades.
O primeiro passo para a nossa evolução é a escola. O dia a dia de um aprendizado, professores e amigos, são grandes anos de nossa vida que no começo nunca é bom, rotina, responsabilidade e cobrança, mais tudo com alegria e diversão... e quando a hora de se despedir chega todos esquecemos o quanto foi ruim o começo para dizer que o final será ainda pior.
Hoje em dia, tudo isso ganhou-se um aliado, a internet na ajudo aos estudos, ela é uma grande e importante ferramenta para o nosso crescimento nas aulas e na vida, por ela pode nos remeter a sensações como era quando éramos crianças e até menos nos mostrar como poderá ser mais à frente.
A tecnologia nos segue e nos guia por todas as partes hoje em dia, agora vamos parar pra pensar, imagina se juntássemos a tecnologia e nossa essência infantil com a imaginação onde será que poderíamos chegar? Ao céu? À grandes invenções? À grandes amores? Que tal pensarmos e o nosso pensamento se tornam realidade? Como não lembrar ainda do amor incondicional e distinto da Bailarina da caixa de música e o Soldadinho de chumbo, diferente de todo um exército, o amor e a felicidade não tem limites.
Então seja bem-vindo a fábrica dos sonhos, onde o seu sonho e todos os nossos desejos se tonam realidade, afinal nesta fábrica tudo pode acontecer.
Pois digo amigos, todos nós no fundo somos grandes crianças, e é por essa razão dessa homenagem... Uma homenagem a nossa essência. Pois daqui a alguns anos voltaremos a ser crianças. Esse é o ciclo da vida, é a lei da vida.
O importante é não deixarmos cair no esquecimento essa nossa essência... brinque, sorria, pinte sua vida colorida, afinal, você continua sendo o dono do seu tempo.
Vamos cair nessa folia do carnaval... cantar, sorrir, brincar... Esquecer nossos problemas pois o gostoso é imaginar. Caia nessa avenida e deixe o nosso sonho te levar.
"Não paramos de brincar porque envelhecemos...Envelhecemos porque paramos de brincar"
"Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Giro o lápis em torno da mão e me dou uma luva, e se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva. Se um pinguinho de tinta cair no pedacinho azul do papel. No instante imagino uma linda gaivota a voar no céu (...)”
Toquinho
|